Centro Espírita
Eurípedes barsanulfo
eSCLARECENDO
DÚVIDAS
(Introdução à Doutrina Espírita)
1.
O QUE É O
ESPIRITISMO?
O ESPIRITISMO É UMA
DOUTRINA DEFINIDA POR ALLAN KARDEC COMO: "A CIÊNCIA QUE TRATA DA ORIGEM,
NATUREZA E DESTINO DOS ESPÍRITOS BEM COMO DAS RELAÇÕES ENTRE O MUNDO CORPORAL E
O MUNDO ESPIRITUAL." SEUS ENSINOS REPOUSAM NA CRENÇA EM DEUS, NA
IMORTALIDADE DA ALMA, NA COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS, NA REENCARNAÇÃO, NA
PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS E QUE TEM A SUA ESTRUTURA FILOSÓFICA ESTATUIDA
EM " O LIVRO DOS ESPÍRITOS ".
O ESPIRITISMO, COMO
CIÊNCIA PRÁTICA, CONSISTE NAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE NÓS E AS ALMAS
DOS HOMENS QUE JÁ VIVERAM NA TERRA. COMO FILOSOFIA, COMPREENDE TODAS AS
CONSEQUENCIAS MORAIS DERIVADAS DESSAS RELAÇÕES, SEM A CIÊNCIA O ESPÍRITO SERÁ
DESATENTO, SEM A FILOSOFIA NÃO TERÁ HABILIDADE ANÁLÍTICA, NÃO TERÁ SOLIDA
ARGUMENTAÇÃO RACIONAL.
COM O ESPIRITISMO OS
VALORES HUMANOS PROJETAM-SE ALÉM DA EXISTÊNCIA CORPOREA; A EXISTÊNCIA MATERIAL
É SUPERADA PELA ESPIRITUALIDADE DA ESSÊNCIA, O SER ETERNO É RESPONSÁVEL PERANTE
A SUA CONSCIÊNCIA, EM FACE DA LEI NATURAL, DE CARÁTER PEDAGÓGICO.
DEMONSTRANDO LEIS
NASCIDAS DA OBSERVAÇÃO, DESPOJA SEUS SEGUIDORES DE TUDO QUE É SUPÉRFLUO, INUTIL
E SEM FUNDAMENTO. LIBERTA DE PSEUDO-REGRAS MORAIS, DE CRENÇAS, PRECONCEITOS E
SUPERSTIÇÕES. NELA NÃO HÁ PROIBIÇÕES, ESCOLHECE-SE O QUE É MAIS CONVENIENTE. A
DOUTRINA ESPÍRITA AMPLIA O DISCERNIMENTO NO USO DO LIVRE-ARBÍTRIO, PARA EVITAR
O QUE CONFLITA COM A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO IMORTAL.
O ESPIRITISMO ALÉM DE
SER UM FENÔMENO CIENTÍFICO É UMA NOVA INTERPRETAÇÃO DO HOMEM, DE SEU DESTINO
ESPIRITUAL E ÉTICO RELACIONADO COM O PROCESSO SOCIAL E HISTÓRICO DA HUMANIDADE.
O ESPÍRITO ENCARNA E DESENCARNA E SE INSTALA NA SOCIEDADE PARA A TRANSFORMAR,
ATRAVÉS DO SEU PROGRESSO E EVOLUÇÃO PALINGENÉSICA, MOVIMENTA A HISTÓRIA DANDO
AO SEU PROCESSO VERDADEIRA INTENCIONALIDADE TELEOLÓGICA.
2.
ONDE FICA
O ESPÍRITO DE UMA PESSOA VIVA?
NÃO PODERIAMOS
INDICAR UM ÓRGÃO PARA PRECISAR O LOCAL DO ESPÍRITO, MAS PODERIAMOS DIZER QUE
ELE ESTÁ EM TODAS AS CÉLULAS DO CORPO, ASSIM COMO DEUS ESTÁ EM TODAS AS PARTES
DA CRIAÇÃO.
3. DE QUE FORMA SURGIU O ESPIRITISMO?
DIVERSOS FENÔMENOS ESTRANHOS QUE
CONSISTIAM EM RUIDOS, BATIDAS E MOVIMENTO DE OBJETOS SEM CAUSA CONHECIDA
CHAMARAM A ATENÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS, POR VOLTA DE 1848. O INTERESSANTE É QUE
ACONTECIAM COM FREQÜÊNCIA, ESPONTANEAMENTE, COM UMA INTENSIDADE E PERSISTÊNCIA
SINGULARES. ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO ATENTA
DO FENÔMENO NOTOU-SE QUE OCORRIAM PARTICULARMENTE SOB A INFLUÊNCIA DE
DETERMINADAS PESSOAS, ADEQUADAMENTE REFERIDAS COMO MÉDIUNS. OBSERVOU-SE TAMBÉM
QUE ESSES MÉDIUNS PODIAM, DE CERTA FORMA, PROVOCÁ-LOS À VONTADE, O QUE PERMITIU
REPETIR AS EXPERIENCIAS, TANTAS VEZES QUANTAS FORAM NECESSÁRIAS, PARA
DOCUMENTAR-SE O FATO, ACUMULANDO DADOS ESTATÍSTICOS.
PARA ESTAS EXPERIÊNCIAS USAVAM-SE MESAS,
POR COMODIDADE E PORQUE ERAM OBJETOS MÓVEIS. É MAIS FÁCIL E NATURAL SENTAR-SE À
MESA DO QUE EM VOLTA DE OUTRO OBJETO QUALQUER. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM A
ROTAÇÃO DA MESA, MOVIMENTOS EM TODOS OS SENTIDOS, SALTOS, FLUTUAÇÕES, GOLPES
DADOS COM VIOLÊNCIA, ETC. DESTA FORMA OBSERVOU-SE E DISCUTIU-SE O FENÔMENO
DESIGNADO COM O NOME DE MESAS GIRANTES OU DANÇA DAS MESAS.
VÁRIAS HIPÓTESES FORAM ENUMERADAS PARA
EXPLICAR OS RESULTADOS OBTIDOS, COMO A PRESENÇA DE CORRENTE ELÉTRICA OU
MAGNÉTICA OU MESMO A AÇÃO DE UMA ENERGIA DESCONHECIDA. AS HIPÓTESES INICIAIS DE
KARDEC NÃO ERAM ESPÍRITAS, ERAM MATERIALISTAS.
OS
MOVIMENTOS OBEDECIAM À VONTADE; A MESA DESLOCAVA-SE PARA A DIREITA OU PARA A
ESQUERDA, EM DIREÇÃO A DETERMINADA PESSOA DESIGNADA, OBEDECIA AO COMANDO DE
FICAR SOBRE UM OU DOIS DE SEUS PÉS, BATIA NO CHÃO TANTAS VEZES QUANTAS FOSSEM
PEDIDAS, ETC. ANALISANDO O FENÔMENO RACIOCINOU-SE QUE " SE TODO EFEITO TEM
UMA CAUSA, TODO EFEITO INTELIGENTE DEVE TER UMA CAUSA INTELIGENTE ".
CHEGOU-SE A UMA SÍNTESE: A CAUSA DEVIA SER UMA INTELIGÊNCIA, UMA VEZ QUE ESTA
AFIRMAÇÃO ERA O MAIS PROVÁVEL E SUA NEGAÇÃO ERA ALTAMENTE IMPROVÁVEL. EM
PESQUISA QUANDO UM CIENTISTA ENCONTRA UM RESULTADO ELE ENCONTRA TAMBÉM OUTRAS
DUVIDAS. RESTAVA EXPLICAR A NATUREZA DESSA INTELIGÊNCIA. SURGIRAM HIPÓTESES:
REFLEXO DA INTELIGÊNCIA DO MÉDIUM OU DOS ASSISTENTES? ESTA HIPÓTESE MOSTROU-SE
INCONSISTENTE E FOI ABANDONADA. O CIENTISTA NÃO PODE TER PRECONCEITOS E ASSIM
TIVERAM QUE ADMITIR A "HIPÓTESE DO ABSURDO", A EXISTÊNCIA DE UM SER
INVISÍVEL.
4. COMO EXAMINAR ESTA POSSIBILIDADE?
O PLANO DE PESQUISA ELABORADO PREVIA, EM
SEUS MÉTODOS, INICIAR-SE UM DIÁLOGO COM ESTE SER "DO MUNDO
INVISÍVEL". A TÉCNICA EMPREGADA FOI UM NÚMERO CONVENCIONAL DE BATIDAS
SIGNIFICANDO SIM OU NÃO OU DESIGNANDO AS LETRAS DO ALFABETO. OS RESULTADOS
OBTIDOS, COM DIFERENTES PESQUISADORES E NÚMERO EXAUSTIVO DE EXPERIMENTOS, FORAM
EXTREMAMENTE SATISFATÓRIOS.
ALGUNS INCRÉDULOS NÃO PUDERAM ACEITAR AS
EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SUGESTIVAS DA EXISTÊNCIA DE UM MUNDO ESPIRITUAL. AINDA
HOJE ESTÃO ENTRE NÓS, MESMO NA UNIVERSIDADE,
E POSSUEM CRENÇA PESSOAL FALSA, BASEADA NUMA INFERÊNCIA INCORRETA SOBRE
A REALIDADE EXTERIOR E FIRMEMENTE SUSTENTADA A DESPEITO DO QUE QUASE TODO MUNDO
ACREDITA, E APESAR DE QUE SE CONSTITUA EM EVIDÊNCIA, PROVA INDISCUTÍVEL E ÓBVIA
DO CONTRÁRIO. O QUE IMPORTA NA CIÊNCIA NÃO SÃO AS OPINIÕES E SIM OS FATOS.
DIZEM QUE NINGUÉM VOLTOU "DO OUTRO MUNDO" PARA NOS DAR INFORMAÇÕES,
MAS É ERRO DIZÊ-LO E A MISSÃO DO ESPIRITISMO CONSISTE PRECISAMENTE EM NOS
ESCLARECER ACERCA DESSE FUTURO, EM FAZER COM QUE, ATÉ CERTO PONTO, O TOQUEMOS
COM O DEDO E O PENETREMOS COM O OLHAR, NÃO MAIS PELO RACIOCÍNIO SOMENTE, PORÉM,
PELOS FATOS.
ATRAVÉS DO MÉTODO SIMPLES FORAM OBTIDAS
DIVERSAS RESPOSTAS PARA UM SEM NUMERO DE QUESTÕES QUE SE LHES DIRIGIAM. POR
ISSO O FENÔMENO FOI DENOMINADO COMO "MESAS FALANTES". INTERROGADOS
SOBRE A SUA NATUREZA ELES DECLARAM SER ESPÍRITOS.
5. COMO EXPLICAR OS EFEITOS INTELIGENTES
REVELADOS PELA EXPERIMENTAÇÃO?
O
FENÔMENO ASSUMIU DIMENSÃO RACIONAL, CIENTÍFICA E DOUTRINAL. O PROFESSOR RIVAIL
(CONHECIDO HOJE COMO ALLAN KARDE) AFIRMOU QUE "NÃO FORAM OS FATOS QUE
VIERAM A POSTERIORI CONFIRMAR A TEORIA, MAS A TEORIA É QUE VEIO,
SUBSEQUENTEMENTE EXPLICAR E RESUMIR OS FATOS". É O PRÓPRIO FENÔMENO QUE REVELA
A SUA CONDIÇÃO DE ESPÍRITO. O RACIOCÍNIO NÃO PRECISA EMITIR HIPÓTESE
EXPLICATIVA, COMO OCORRE NAS CIÊNCIAS FÍSICAS. O ESPIRITISMO SE TORNA MAIS
EXATO QUE AS CIENCIAS EXATAS.
KARDEC VAI ALÉM E REVELA A FACETA MAIS
BELA DO ESPIRITISMO NASCENTE QUE É O SEU LADO MORAL. DISCUTE O PROBLEMA DA
FILOSOFIA QUE A CIÊNCIA "OFICIAL" POSITIVA NÃO RESOLVE, A QUESTÃO DA
ATITUDE DO HOMEM PERANTE O HOMEM E O MUNDO, E A PROJEÇÃO DESSA ATITUDE COMO
ATIVIDADE SOCIAL E HISTÓRICA.
6. OS ESPÍRITOS SOFREM?
O
MÉTODO DE PESQUISA INICIAL NÃO ERA O MAIS ADEQUADO PARA A OBTENÇÃO DE
INFORMAÇÕES MAIS VOLUMOSAS POR ISSO OS PESQUISADORES DESENVOLVERAM OUTRAS
TÉCNICAS E COM ELAS COLHERAM RESULTADOS INTERESSANTES. UMA DELAS CONSISTIA NA
ADAPTAÇÃO DE UM LÁPIS A UM OBJETO MÓVEL, COMO UM CESTO, UMA PRANCHETA OU OUTRO
QUALQUER E SOBRE OS QUAIS SE COLOCAVAM OS DEDOS. DESTA FORMA O OBJETO COMEÇAVA
A MOVIMENTAR-SE E COM ISSO APARECIAM OS SINAIS. POSTERIORMENTE VERIFICARAM QUE
A MESMA AÇÃO QUE SE DAVA SOBRE O OBJETO INERTE PODIA AGIR DIRETAMENTE SOBRE O
BRAÇO OU A MÃO DA PESSOA, CONDUZINDO O LÁPIS. O MÉDIUM ESCREVIA DE MODO
INVOLUNTÁRIO, SOB O IMPULSO DOS ESPÍRITOS. A PARTIR DAÍ AS COMUNICAÇÕES FORAM
NUMEROSAS E SE TORNARAM UM CAMPO ABERTO À PESQUISA. POR DEPOIMENTO DOS PRÓPRIOS
ESPÍRITOS, PUDEMOS SABER DE SUAS ANGÚSTIAS, DE SEUS SOFRIMENTOS, DE SUAS
CONQUISTAS E ALEGRIAS E, TAMBÉM, CONCLUIMOS QUE SÃO DIRETAMENTE PROPORCIONAIS
AS REALIZAÇÕES PESSOAIS.
7. EM QUE
ALLAN KARDEC SE BASEOU PARA ESCREVER O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO?
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO É O
ENSINAMENTO MORAL DO CRISTO.
AS
MATÉRIAS CONTIDAS NOS EVANGELHOS PODEM DIVIDIR-SE EM CINCO PARTES : OS ATOS
COMUNS DA VIDA DO CRISTO; OS MILAGRES; AS PREDIÇÕES; AS PALAVRAS QUE FORAM
TOMADAS PELA IGREJA PARA FUNDAMENTO DE SEUS DOGMAS; E O ENSINO MORAL. AS QUATRO
PRIMEIRAS TÊM SIDO OBJETO DE CONTROVÉRSIAS; A QUINTA, PORÉM, CONSERVOU-SE
INATACÁVEL.
CONSIDERANDO ESTA ÚLTIMA PARTE COMO CÓDIGO
DIVINO, O ROTEIRO INFALÍVEL PARA A
FELICIDADE VINDOURA, KARDEC, COM A AJUDA
DOS BONS ESPÍRITOS, ACHOU ESSENCIAL PÔ-LA AO ALCANCE DE TODOS, MEDIANTE A
EXPLICAÇÃO DAS PASSAGENS OBSCURAS E O DESDOBRAMENTO DE TODAS AS CONSEQÜÊNCIAS.
A CADA CAPÍTULO, KARDEC CITA O ENSINAMENTO
DE JESUS, A FONTE DE ONDE FOI RETIRADO E PROCURA EXPLICAR OS FATOS À LUZ DOS
POSTULADOS ESPÍRITAS, COMO A IMORTALIDADE DA ALMA E A REENCARNAÇÃO. DESTA FORMA
OS ESTUDIOSOS PODERÃO ENCONTRAR EXPLICAÇÕES LÓGICAS E RACIONAIS DE TEMAS QUE,
MANTIDOS ATÉ HOJE NAS SOMBRAS DOS "MISTÉRIOS" OU
"MILAGRES", PERMANECEM SEM SOLUÇÃO. COM A CHAVE DA REEENCARNAÇÃO NOS
PERMITIMOS ABRIR A PORTA DO ENTENDIMENTO DAS MENSAGENS DE JESUS COMO A "ESTRANHA MORAL".
"SE ALGUÉM VEM A MIM E NÃO ODEIA
SEU PAI E A SUA MÃE, A SUA MULHER E A SEUS FILHOS, A SEUS IRMÃOS E IRMÃS, MESMO
A SUA PRÓPRIA VIDA, NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO." (LUCAS, CAP. XIV, vv. 25
a 27 e 33.)
8. KARDEC PUBLICOU OUTROS LIVROS?
KARDEC PUBLICOU INICIALMENTE "O LIVRO
DOS ESPÍRITOS", COM MAIS DE MIL QUESTÕES. É UM CÓDIGO DE RESPONSABILIDADE
MORAL, INICIADO COM DUAS PROPOSIÇÕES ACERCA DE DEUS E DO INFINITO E ENCERRADO
COM DUAS OUTRAS SOBRE O REINO DO CRISTO NOS CORAÇÕES E O REINADO DO BEM. JÁ
"O LIVRO DOS MÉDIUNS" É UM VOLUME DE METODOLOGIA PARA O INTERCAMBIO.
NELE HÁ O CONVITE AO EXAME SÉRIO E IMPARCIAL DAS MENSAGENS. É POSSIVELMENTE O
PRIMEIRO TRATADO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL. "O CÉU E O INFERNO" É
LIVRO DE COGITAÇÕES FRANCAMENTE RELIGIOSAS. COMEÇA COM A ANÁLISE DO PORVIR
HUMANO E TERMINA COM O DITADO DE JOSÉ, O CEGO, QUE ENCARECE A NECESSIDADE DO
SOFRIMENTO NO SERVIÇO EXPIATÓRIO DA CONSCIÊNCIA CULPADA. O LIVRO "A
GÊNESE" TRAZ TESES DE CIÊNCIA E FILOSOFIA. SÃO 18 CAPÍTULOS COM MAIS DE
100 ARTIGOS, SENDO 1/3 SOBRE PASSAGENS E LIÇÕES DE JESUS.
9. EXISTEM AS CHAMADAS CURAS ESPIRITUAIS?
EMPREGANDO O VERBO ACREDITAR NO SENTIDO DE
- TER COMO VERDADEIRO - RELEMBRAMOS QUE A CIÊNCIA É FEITA COM O USO
AUTOCONSCIENTE DE NOSSAS FACULDADES MENTAIS, MAS O HOMEM NÃO POSSUI UMA MEDIDA
ABSOLUTA DA VERDADE, DAÍ SUA RELATIVIDADE. O CIENTISTA NO SÉCULO VINTE PERDEU A
SEGURANÇA QUE TINHA NO PASSADO, QUANDO SURGIU A PRIMEIRA UNIVERSIDADE PARA SER
LOCAL DE CULTIVO DA CIÊNCIA NÃO RELIGIOSA. RELIGIÃO COMPREENDIDA NO CONTEXTO
DOGMÁTICO E HIERÁRQUICO DE LIDES MEDIEVAIS. HOJE, NO ENTANTO, SUAS PRÓPRIAS
CERTEZAS CIENTÍFICAS FORAM SUBSTITUIDAS POR PROBABILIDADES.
A CIÊNCIA É UM CONJUNTO DE DECLARAÇÕES OU
AFIRMAÇÕES QUE SÃO ASSUMIDAS COMO VERDADES SOBRE A REALIDADE. UMA PROVA EM
TERMOS CIENTIFICOS, SIGNIFICA O PROCESSO GLOBAL ATRAVÉS DO QUAL CONCLUIMOS QUE
UMA AFIRMAÇÃO É MAIS ACEITÁVEL DO QUE UMA NEGAÇÃO. NO ENTANTO, MUITAS PESSOAS
NÃO ESTÃO DISPOSTAS A EXECUTAR ESSE TRABALHO E FAZEM SEUS JULGAMENTOS DE FORMA
PRECIPITADA E LEVIANA, MESMO ANTES DE EXAMINAR OS FATOS COM PROFUNDIDADE. OS
ESPÍRITOS TÊM OFERECIDO DIVERSAS EVIDÊNCIAS SUGESTIVAS DE SUAS HABILIDADES
ATRAVÉS DE SEUS INSTRUMENTOS MEDIÚNICOS.
A
PSICOGRAFIA DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER JÁ ESTEVE DIANTE DOS TRIBUNAIS EM MAIS
DE UMA OPORTUNIDADE. POR VOLTA DE 1944, NO FORO DO RIO DE JANEIRO FOI SUSCITADA
UMA QUESTÃO DE DIREITOS AUTORAIS. TRATRAVA-SE DE ESCLARECER SE DETERMINADOS
LIVROS PUBLICADOS PELA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA, FORAM VERDADEIRAMENTE
DITADOS PELO ESCRITOR HUMBERTO DE CAMPOS AO MÉDIUM MINEIRO. SE FIRMADA POR
SENTENÇA A NEGATIVA HAVERIA SANÇÃO PENAL CONTRA A EDITORA, MAS SE POSITIVA OCORRERIA
INDENIZAÇÃO POR PERDAS E DANOS, O ÔNUS DA RÉ.
AO
TÉRMINO DO PETITÓRIO O MERITÍSSIMO JUIZ DEU GANHO DE CAUSA À FEDERAÇÃO
ESPÍRITA, POR IMPROCEDENTE A AÇÃO. "PETITÓRIO ILÍCITO E JURIDICAMENTE
IMPOSSÍVEL". A AÇÃO JUDICIAL ESTÁ DESCRITA NO LIVRO "A PSICOGRAFIA
ANTE OS TRIBUNAIS", DE MIGUEL TIMPONI, ONDE ENCONTRAMOS TRÍPLICE ASPECTO:
JURÍDICO, CIENTÍFICO E LITERÁRIO.
RECENTEMENTE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
ESPECIALIZADO, DR. CARLOS AUGUSTO PERANDRÉA, FEZ UM ESTUDO GRAFOSCÓPICO DE
MENSAGENS PSICOGRAFADAS PELO MESMO MÉDIUM. O ESTUDO SE BASEIA NA ASSINATURA DO
ESPÍRITO, QUANDO ENCARNADO E, DEPOIS, VINDO DO OUTRO MUNDO E ATUANDO ATRAVÉS DO
MEDIUM. É UM TRABALHO INÉDITO EM TODO O MUNDO E APRESENTA METODOLOGIA
CIENTÍFICA CAPAZ DE COMPROVAR A AUTENTICIDADE DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITUAIS E
SOBREVIVÊNCIA DA ALMA APÓS A MORTE DO CORPO FÍSICO. APÓS ESTES EXEMPLOS
PERGUNTAMOS VOCÊ ACREDITA NAS PSICOGRAFIAS? O CONJUNTO DE RESULTADOS OBTIDOS
PELOS EXPERIMENTADORES SÉRIOS, COM DIVERSOS MÉDIUNS EM TODAS AS PARTES DO GLOBO
TERRESTRE, PERMITE CONCLUIR QUE A NEGAÇÃO DA REALIDADE DO FENÔMENO É UMA
POSIÇÃO DIFÍCIL DE SER SUSTENTADA. PODEREMOS INFERIR, POR OUTRO LADO, QUE SE OS
ESPÍRITOS SÃO CAPAZES DE FAZER PRODÍGIOS COM O LÁPIS, COMO O ESPÍRITO HUMBERTO
DE CAMPOS, OU COM O PINCÉL, COMO ESPÍRITO RENOIR, ELES CERTAMENTE SERÃO TAMBÉM
CAPAZES DE OBTER BONS RESULTADOS COM O BISTURÍ, PRINCIPALMENTE SE FOREM
CIRURGIÕES DESENCARNADOS.
10. ESTAS CURAS PODEM SER AVALIADAS
CIENTIFICAMENTE?
LEMBRANDO O PROFESSOR ROTBERG, DE SÃO
PAULO, ACHAMOS QUE UMA METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE CURAS POR ENTIDADES
ESPIRITUAIS PASSA POR UM PLANO DE TRABALHO COM INÚMERAS EXIGÊNCIAS, QUE SÓ
PODERIAM SER CUMPRIDAS SE EXISTISSE, POR PARTE DA INSTITUIÇÃO DE PESQUISA
UNIVERSITÁRIA, A OPÇÃO POLÍTICA PELA INVESTIGAÇÃO. NO ENTANTO, A SUA NEGAÇÃO
PURA E SIMPLES EQUIVALE HOJE A UMA CONFISSÃO DE IGNORÂNCIA.
11. O QUE É A MORTE?
A RESPOSTA DEPENDE DA VERTENTE DA CIÊNCIA
EM QUE SE INSERE O PESQUISADOR. FAÇA-O RESPONDER PRIMEIRO A PERGUNTA: O QUE SOMOS?
SE ELE RESPONDER QUE SOMOS IMPULSOS ELETROQUÍMICOS NUM BIOCOMPUTADOR QUE
SE ORIGINOU POR ACASO, NUM UNIVERSO DE PARTICULAS MATERIAIS MORTAS E QUE SE
MOVIMENTAM ALEATORIAMENTE, CERTAMENTE A MORTE É O NADA. EMBORA ISTO SEJA APENAS
UMA QUESTÃO DE FÉ, UMA VEZ QUE A CIÊNCIA AINDA NÃO O DEMONSTROU. ALIÁS A
CIÊNCIA ENQUANTO ESTIVER VOLTADA PARA FORA E PARA A OBSERVAÇÃO DO EXTERIOR NADA
PODE DIZER A RESPEITO DO SIGNIFICADO E DO PROPÓSITO DA VIDA. FOI RHINE QUEM
DISSE QUE "É CHOCANTE, MAS VERDADEIRO QUE HOJE CONHECEMOS MELHOR O ÁTOMO,
QUE A MENTE QUE CONHECE O ÁTOMO".
A VERTENTE ESPIRITUALISTA DA CIÊNCIA
POSSUI OUTRA LEITURA DA MORTE. O ESPÍRITA VÊ A MORTE COMO A INTERRUPÇÃO DO
FENÔMENO DA REENCARNAÇÃO. LOGO QUE OCORRE O DESENLACE PELA MORTE DO CORPO
FÍSICO O ESPÍRITO, SE FOR UM SER LÚCIDO, ELE RECUPERA A PLENITUDE DAS SUAS
FACULDADES. COM A MORTE PERDEMOS O CORPO E CONTINUAMOS NA VIDA ALÉM DA
SEPULTURA. PODERÍAMOS DIZER QUE A MORTE É UMA MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA. AS
EVIDENCIAS CIENTÍFICAS ESTÃO SEMPRE APONTANDO NESTE SENTIDO.
RECENTEMENTE
A PRIMEIRA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE A INVESTIGAÇÃO PARANORMAL, REALIZADA
NA UNIVERSIDADE DO COLORADO (USA), ENTRE 7-10 DE JULHO DE 1988, APÓS RIGOROSO
EXAME, PUBLICOU EM SUA ATA UM MANIFESTO EM FAVOR DO RECONHECIMENTO CIENTÍFICO
DA HIPÓTESE DA REENCARNAÇÃO.
12. É POSSÍVEL PROVAR QUE A REENCARNAÇÃO
EXISTE MESMO?
EM
CIÊNCIA USA-SE A EXPRESSÃO, ATÉ CERTO PONTO ESTRANHA " OS RESULTADOS
SUGEREM QUE ", PORQUE O FORNECIMENTO DE UMA PROVA CIENTÍFICA, DE UMA
HIPÓTESE, ESBARRA NUM NÚMERO APRECIÁVEL DE OUTRAS, QUE TAMBÉM PODERIAM EXPLICAR
O FATO INVESTIGADO. É NECESSÁRIO DEPURAR VARIÁVEIS PARA CHEGAR-SE À HIPÓTESE
MAIS PROVÁVEL, ÀQUELA CAPAZ DE MELHOR EXPLICAR O FENÔMENO. HOJE EM DIA A
HIPÓTESE DA REENCARNAÇÃO EM SEU CONJUNTO É TÃO VIGOROSA QUE SE PODERIA
CONSIDERAR COMO UMA PERVERSIDADE CONTINUAR PENSANDO EM OBJEÇÕES.
EXAMINEMOS UM CASO DA LITERATURA
CIENTÍFICA. O DR IAN STEVENSON, PSIQUIATRA E CHEFE DO DEPARTAMENTO DE
PSIQUIATRIA E NEUROLOGIA DA UNIVERSIDADE DA VIRGÍNIA, USA, APRESENTA NUM LIVRO INTITULADO XENOGLOSSY O
CASO LYDIA JOHNSON. ESTE É UM RELATO DE XENOGLOSSIA RESPONSIVA, AQUELA QUE
OCORRE QUANDO A PESSOA É CAPAZ DE RESPONDER NUMA LÍNGUA QUE NÃO LHE FOI
PREVIAMENTE ENSINADA, REVELANDO DESTA MANEIRA UMA CAPACIDADE DE COMPREENDER A
LINGUA FALADA.
LYDIA, SOB HIPNOSE E REGRESSÃO DE MEMÓRIA,
COMEÇOU A FALAR E OS PRESENTES NÃO CONSEGUIAM ENTENDER. LINGÜISTAS SUECOS FORAM
CHAMADOS PARA TRADUZIR AS DECLARAÇÕES DE " JENSEN JACOBY", ELE FALOU
EM SUECO MEDIEVAL, LÍNGUA TOTALMENTE ESTRANHA PARA LYDIA. PERGUNTAS FORAM
FEITAS EM SUECO E RESPOSTAS FORAM DADAS EM SUECO DO SÉCULO XVI. "SOU FAZENDEIRO","MORO NA
CASA", QUE FICAVA"EM HANSEN".NA PERSONALIDADE DE JENSEN, LYDIA
IDENTIFICOU UM MODELO DE NAVIO SUECO DO SÉCULO XVII, UM RECIPIENTE DE MADEIRA
USADO NAQUELA ÉPOCA PARA MEDIR A QUANTIDADE DE GRÃOS, UM ARCO E FLECHA, E
SEMENTES DE PAPOULA. NÃO SABIA, ENTRETANTO, USAR INSTRUMENTOS MODERNOS COMO
ALICATES.
ALÉM DA REENCARNAÇÃO AS HIPÓTESES PARA
EXPLICAR O FENÔMENO FORAM: CLARIVIDÊNCIA ALIADA A PERSONIFICAÇÃO SUBCONSCIENTE;
XENOGLOSSIA CLARIVIDENTE E HABILIDADES CLARIVIDENTES; E MEMÓRIA GENÉTICA. APÓS
EXAUSTIVA DISCUSSÃO ESSAS HIPÓTESES FORAM AFASTADAS E SOMENTE SOBROU A
REENCARNAÇÃO. DEPOIS DE EXAMINAR REALMENTE O CASO, É BEM POSSÍVEL QUE O LEITOR
IMPARCIAL VENHA A CONSIDERAR A ACUSAÇÃO DE FRAUDE COMO UM CURIOSO RETROCESSO À
ATITUDE DOGMÁTICA QUE HAVIA POR TRÁS DA RECUSA DOS CARDEAIS DA IGREJA ROMANA EM
OLHAR PELO TELESCÓPIO DE GALILEU. EXAMINANDO O CASO O PESQUISADOR ROBERT
ALMEDER, PhD E PROFESSOR ADJUNTO DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DA GEORGIA,
ASSEVERA QUE NO ESTADO ATUAL DAS COISAS HÁ UMA BOA RAZÃO PARA SE SUPOR QUE A
HIPÓTESE DA REENCARNAÇÃO É A MELHOR EXPLICAÇÃO PARA DIVERSOS CASOS DOCUMENTADOS
POR IAN STEVENSON.
CABE AOS CÉTICOS PROPOR UMA EXPLICAÇÃO
MELHOR, OU IGUALMENTE PLAUSÍVEL.
PELO
MENOS UMA VANTAGEM POSSUI A VERTENTE MATERIALISTA DA CIÊNCIA, ELA AJUDA SEUS
ADEPTOS A FICAREM TRANQUILOS, ASSEGURANDO-OS DE QUE NÃO EXISTE NADA NO ESCURO
QUE OS POSSA ASSUSTAR.
O QUE ESTARÁ POR TRÁS DOS QUE, INCUMBIDOS DE LEMBRAR AOS
HOMENS QUE SÃO UMA ALMA IMORTAL, COLOCAM TODA A SUA ENERGIA NO SENTIDO DE
CONTESTAR AS EVIDÊNCIAS SUGESTIVAS DA IMORTALIDADE DA ALMA?
13. A CIÊNCIA PODE CONDUZIR À RELIGIÃO OU É
JUSTAMENTE O OPOSTO?
O LIVRO "DEUS E A CIÊNCIA", EM
1991, ONDE OS IRMÃOS BOGDANOV, DOUTORES EM FÍSICA TEÓRICA, ENCONTRAM JEAN
GUITTON, O MAIOR FILÓSOFO CRISTÃO-CATÓLICO VIVO NA FRANÇA, NOS QUESTIONA QUANTO
AO POR QUE EXISTE ALGUMA COISA AO INVÉS DO NADA? POR MAIS QUE PROCUREMOS, APENAS
TRÊS CAMINHOS - OS DA RELIGIÃO, DA FILOSOFIA E DA CIÊNCIA - SE ABREM A TAIS
PERGUNTAS E ÀS EVENTUAIS RESPOSTAS QUE SUSCITAM.
ESQUECENDO-SE DOS RESULTADOS OBTIDOS POR
KARDEC, COM O MÉTODO DAS CIÊNCIAS SOCIO-MORAIS, DIZEM QUE "ÀTÉ AQUI,
APENAS A RELIGIÃO E A FILOSOFIA, CADA UMA A SEU MODO, TENTARAM TRAZER RESPOSTAS
AO HOMEM." MAS QUE "NUM MUNDO
CADA VEZ MAIS OCUPADO PELA CIÊNCIA E PELOS MODELOS DE PENSAMENTO QUE ESTA
PRODUZ, PELA TECNOLOGIA E PELOS MODOS DE VIDA QUE DESTA DECORREM, O DISCURSO
FILOSÓFICO PERDEU SUA ANTIGA FORÇA DE VERDADE.
AMEAÇADO PELAS CIÊNCIAS HUMANAS, IMPOTENTE
PARA PRODUZIR SISTEMAS IDEOLÓGICOS QUE FARIAM DELE, PELO MENOS, UM GUIA
POLÍTICO, O FILÓSOFO PARECE PRESTES A PERDER SEU ÚLTIMO PRIVILÉGIO: O DE
PENSARS." DIZ AINDA QUE "NO ENTANTO, CERTOS SINAIS PRECURSORES NOS
DIZEM QUE CHEGOU O MOMENTO DE ABRIR NOVAS VIAS ATRAVÉS DO SABER PROFUNDO; DE
BUSCAR, PARA ALÉM DAS APARÊNCIAS
MECANICISTAS DA CIÊNCIA, O TRAÇO QUASE METAFÍSICO DE ALGUMA COISA DIFERENTE,
AO MESMO TEMPO PRÓXIMA E ESTRANHA, PODEROSA E MISTERIOSA, CIENTÍFICA E
INEXPLICÁVEL: ALGO COMO DEUS, TALVEZ."
"ESTAMOS NO LIMIAR DE UMA REVOLUÇÃO
DE PENSAMENTO, DE UMA RUPTURA EPISTEMOLÓGICA NÃO EXPERIMENTADA PELA FILOSOFIA
DESDE VÁRIOS SÉCULOS."
O
LIVRO CITA O MÉDIUM-PESQUISADOR, QUE TRABALHAVA CONSCIENTEMENTE COM O MUNDO
INVISÍVEL DOS MICRÓBIOS E INCONSCIENTEMENTE COM O MUNDO APARENTEMENTE INVISÍVEL
DOS ESPÍRITOS, LOUIS PASTEUR: " POUCA CIÊNCIA AFASTA DE DEUS. MUITA, A ELE
RECONDUZ."
A FÍSICA QUÂNTICA TOCA DE MODO
SURPREENDENTE A TRANSCENDÊNCIA, DESTA FORMA SURGE A QUESTÃO: " O PRÓPRIO
DEUS NÃO ESTÁ, DESSE MOMENTO EM DIANTE, SENSÍVEL, QUASE VISÍVEL, NO FUNDO
EXTREMO DO REAL DESCRITO PELO FÍSICO?"
O DR. IGOR BOGDANOV DIZ QUE "A
CONCLUSÃO A TIRAR DOS ARGUMENTOS DA CIÊNCIA MODERNA E QUE A RELIGIÃO SE TORNOU
POSSÍVEL, PARA UM CIENTÍSTA RAZOÁVEL, POR VOLTA DE 1927" , QUANDO MUITOS
DE NÓS NEM ÉRAMOS NASCIDOS.
JEAN GUITTON ACRESCENTA: " O ANO DE
1927 É UM DOS MAIS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO. ELE MARCA
A ARRANCADA DA FILOSOFIA METARREALISTA. É O ANO DO PRÍNCÍPIO DA INCERTEZA
(HEISENBERG), DA TEORIA UNIFICADA DOS CAMPOS (EINSTEIN), DA FORMALIZAÇÃO DA
TEORIA QUÂNTICA (CONGRESSO DE COPENHAGUE). E, INDAGA: "NÃO É SIGNIFICATIVO
QUE ESSAS REVOLUÇÕES EPISTEMÓLOGICAS TENHAM SIDO PROVOCADAS POR HOMENS DE
CIÊNCIA? GITTON CONCLUI QUE " OS PRÓPRIOS FILÓSOFOS DEVEM INTERROGAR-SE
SOBRE A SIGNIFICAÇÃO PROFUNDA DESSAS REVOLUÇÕES, RESPONDENDO ESPECIALMENTE A
ESTA PERGUNTA: O QUE É QUE A CIÊNCIA PROCURA NOS TRANSMITIR? QUAIS SÃO OS NOVOS
VALORES QUE ELA PROPÕE E EM QUE CONTRIBUI PARA FORJAR UMA NOVA VISÃO DO
MUNDO?".
14. FALE SOBRE O TRÍPLICE ASPECTO DA DOUTRINA
ESPÍRITA.
O PROF. NEWTON G. DE BARROS, NO SEU MANUAL
DE EDUCAÇÃO DE MÉDIUNS NOS DIZ QUE " O FATO MEDIÚNICO SOBE AO CAMPO DA
FILOSOFIA QUANDO PROCURAMOS EXPLICAR OS GRAUS DA DIVERSIDADE E O NÍVEL DOS
ESPÍRITOS QUE SE COMUNICAM. E QUE EXPLICAMOS A SUA MARCHA EVOLUTIVA ATRAVÉS DA
REENCARNAÇÃO." CERTA VEZ O
ESPÍRITO EMMANUEL, MENTOR DE FRANCISCO CANDIDO XAVIER, RESPONDEU QUE EM
ESPIRITISMO, A CIÊNCIA INDAGA, A FILOSOFIA CONCLUI E O EVANGELHO ILUMINA,
RENOVANDO A ALMA PARA A ETERNIDADE. EM OUTRAS PALAVRAS A CIÊNCIA E A FILOSOFIA
SÀO OS MEIOS E O EVANGELHO É O FIM.
ISTO ME FAZ LEMBRAR A INSTITUIÇÃO
UNIVERSITÁRIA, QUE AFASTADA DAS REALIDADES DO ESPÍRITO, HOJE POSSUI EM SEUS
DEPARTAMENTOS MUITOS DOUTORES, MAS POUCOS SÁBIOS, COMO MODÊLOS PARA A EDUCAÇÃO
DO HOMEM INTEGRAL.
O MENTOR DE CHICO XAVIER DIZ QUE " NO
ESFORÇO CIENTÍFICO E NA PERQUIRIÇÃO FILOSÓFICA, O HOMEM PODE GASTAR INDEFINIDO
TEMPO À PROCURA DAS CAUSAS PROFUNDAS DO DESTINO E DO SER. NO EVANGELHO PORÉM, O
CORAÇÃO E O CÉREBRO DESPERTAM PARA O CAMINHO DA PRÓPRIA SUBLIMAÇÃO. DENTRO DELE
NÃO HÁ LUGAR PARA ILAÇÕES PROVISÓRIAS.
15. O QUE É
SER MÉDIUM?
SOBRE
MEDIUNIDADE KARDEC É QUEM OFERECE A EXPLICAÇÃO MAIS SIMPLES E CLARA: "É
UMA FACULDADE HUMANA." SER MÉDIUM É
SER O INTERMEDIÁRIO ENTRE OS ESPÍRITOS DESENCARNADOS E O HOMEM (ESPÍRITO
ENCARNADO). O FILÓSOFO-ESPÍRITA J. HERCULANO PIRES EXPLICA QUE NUMA SESSÃO
ESPÍRITA OS INSTRUMENTOS SÃO OS MÉDIUNS (APARELHOS SENSIBILÍSSIMOS DA
SUPERTECNOLOGIA DA NATUREZA) E OS INGREDIENTES SÃO AS VIBRAÇÕES MENTAIS E
EMOCIONAIS DOS MÉDIUNS E DOS PARTICIPANTES DA REUNIÃO.
ASSIM COMO O FÍSICO E O QUÍMICO OBTÉM OS
RESULTADOS DESEJADOS, DESDE QUE AS CONDIÇÕES EXIGIDAS TENHAM SIDO CUMPRIDAS, OS
ESPÍRITAS TAMBÉM, DENTRO DAS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS, OBTÊM OS EFEITOS E OS
FENÔMENOS QUE DESEJAM.
A FÍSICA REVELOU A EXISTÊNCIA E O PODER
DOS CAMPOS DE FORÇA, DOS FLUXOS DE ENERGIA, DAS CORRENTES ELÉTRICAS E
MAGNÉTICAS E MOSTROU COMO PODEMOS PRODUZÍ-LOS, CONTROLÁ-LOS E APLICÁ-LOS. A
CIÊNCIA ESPÍRITA FEZ O MESMO COM AS ENERGIAS MENTAIS, AFETIVAS, VOLITIVAS DA
MENTE E DE TODO O PSIQUISMO HUMANO. UM ESPÍRITA ESTUDIOSO, CONHECEDOR DE SUA DOUTRINA
E EXPERIENTE NAS PRÁTICAS MEDIÚNICAS, SABE COMO LIDAR COM ESSAS FORÇAS E COMO
UTILIZÁ-LAS.
16. É
VERDADE QUE TODOS SOMOS MÉDIUNS?
A
MEDIUNIDADE, SENDO UMA FACULDADE DO ESPÍRITO, EXPRESSA NA ORGANIZAÇÃO SOMÁTICA
DO HOMEM, É UMA FUNÇÃO FISIOPSICOLÓGICA. TODOS SOMOS MÉDIUNS, DE ALGUMA FORMA,
NO ENTANTO, O BOM MÉDIUM É AQUELE QUE MANTÉM O SEU EQUILÍBRIO PSICOFÍSICO E
PROCEDE NA VIDA DE MANEIRA A CRIAR PARA SI UM AMBIENTE ESPIRITUAL DE
MORALIDADE, AMOR E RESPEITO PELO PRÓXIMO. A DIFICULDADE MAIOR ESTÁ EM FAZER O
MÉDIUM COMPREENDER QUE, PARA TANTO, NÃO PRECISA TORNAR-SE SANTO, MAS PROCURAR
SER UM HOMEM DE BEM.
NÃO HÁ NECESSIDADE DE GASTAR SUAS
ECONOMIAS NA COMPRA DE PASSAPORTE, COM LÍDERES RELIGIOSOS, PARA AS MANSÕES
CELESTES.
HERCULANO PIRES ESCREVEU QUE A RELIGIÃO
ESPÍRITA NÃO COMPORTA LAMÚRIAS, NÃO EXIGE DOS ADEPTOS ATITUDES FORMAIS, VOZ
MODULADA, GESTOS ARTIFICIAIS E ESTUDADOS, OLHARES LÂNGUIDOS E LAGRIMAS.
17. COMO
DESENVOLVER ESTA FACULDADE?
O
MÉDIUM DEVE SER ESTUDIOSO E AI É NECESSÁRIO O MAIS RIGOROSO CRITÉRIO BASEADO
NOS LIVROS DE KARDEC. NO INÍCIO O LIVRO
DOS ESPÍRITOS DEVE SER CUIDADOSAMENTE ESTUDADO, ANTES DE QUALQUER EXERCÍCIO
PRÁTICO, USAR AS INSTRUÇÕES PRÁTICAS SOBRE MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS E O LIVRO
DOS MÉDIUNS. COMO A PRÁTICA DA CARIDADE É A MELHOR MANEIRA DE DESENVOLVER A
MEDIUNIDADE É IMPRESCINDÍVEL PROCURAR COLOCAR EM EXERCÍCIO AS LIÇÕES DO
EVANGELHO, SEGUNDO O ESPIRITISMO. VALE A PENA EXAMINAR O LIVRO DE LÉON DENIS
"NO INVISÍVEL".
18. O QUE
DIZER DOS MÉDIUNS QUE COBRAM CONSULTAS?
MÉDIUNS VERDADEIRAMENTE ESPÍRITAS NADA
COBRAM PELAS SUAS ATIVIDADES MEDIÚNICAS. NO LIVRO O PASSE E A ÁGUA
FLUIDIFICADA, DA USEERJ, É LEMBRADA A ORIENTAÇÃO DO ESPÍRITO ANDRÉ LUIZ: NÃO
COBRAR MONETARIAMENTE E NEM MORALMENTE. MESMO INDIRETAMENTE, NÃO DEVEMOS
RETIRAR PROVEITO MATERIAL DAS PRODUÇÕES QUE OBTENHA. NÃO SE PODE TER A
MEDIUNIDADE VINCULADA A INTERESSES MATERIAIS. ANDRÉ LUIZ RECOMENDA AINDA AO
MÉDIUM ESQUIVAR-SE À SUPOSIÇÃO DE QUE DETÉM RESPONSABILIDADES OU MISSÕES DE
AVULTADA TRANSCENDÊNCIA, RECONHECENDO-SE HUMILDE PORTADOR DE TAREFAS COMUNS,
CONQUANTO GRAVES E IMPORTANTES, COMO AS DE QUALQUER OUTRA PESSOA. NESSE
PARTICULAR FRANCISCO CANDIDO XAVIER OFERECE BOM EXEMPLO.
HERCULANO PIRES DIZ QUE A MORAL MEDIÚNICA
NÃO SE IMPÕE DE MANEIRA COERCITIVA OU AO TILINTAR DAS MOEDAS. COM ELA OS
VENDILHÕES DO TEMPLO FORAM NOVAMENTE EXPULSOS. RESTABELECEU-SE O PRINCÍPIO
EVANGÉLICO DO DAR DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA SE RECEBEU. NEM UM SÓ DOS ATOS
MEDIÚNICOS PODERIA SER PAGO, POIS NÃO SE VENDE O QUE NÃO SE POSSUI. ESSE É UM
DOS PRINCÍPIOS MAIS EXIGENTES DA MORAL MEDIÚNICA. O MÉDIUM QUE A VIOLA
DESRESPEITA AS PRÓPRIAS PALAVRAS DO CRISTO E SE FAZ LADRÃO PERANTE A PRÓPRIA
CONSCIÊNCIA.
UM MÉDIUM PAGO, MESMO DISCRETAMENTE,
AMANHÃ VAI ENTREGAR-SE À FRAUDE, POIS SE NÃO PRODUZIR FENÔMENOS - O QUE NÃO
DEPENDE DELE - PERDERÁ A CLIENTELA. NÃO SE TRATA DE UM PRINCÍPIO RELIGIOSO, MAS
DE UMA MEDIDA ÉTICA EM DEFESA DA PUREZA DA PRÁTICA ESPÍRITA.
19. O QUE É
UM MÉDIUM DE CURA?
NO
LIVRO DOS MÉDIUNS KARDEC DIZ QUE ESTE GÊNERO DE MEDIUNIDADE CONSISTE,
PRINCIPALMENTE, NO DOM QUE POSSUEM CERTAS PESSOAS DE CURAR PELO SIMPLES TOQUE,
PELO OLHAR, MESMO POR UM GESTO, SEM O CONCURSO DE QUALQUER MEDICAÇÃO.
PODEMOS CONSIDERAR QUE EXISTEM PESSOAS
DOTADAS DE FORÇA MAGNÉTICA, MAS NÃO PODEMOS ESQUECER QUE UM MÉDIUM É
INTERMEDIÁRIO ENTRE OS ESPÍRITOS E O HOMEM.
EMBORA A FORÇA MAGNÉTICA RESIDA NELE ELA É AUMENTADA PELA AÇÃO DOS
ESPÍRITOS QUE LHE DIRIGE O FLUIDO E LHE DÁ AS QUALIDADES NECESSÁRIAS.
20. PODEMOS
OBTER CURAS UNICAMENTE POR MEIO DA PRECE?
SIM,
NO ENTANTO, É NECESSÁRIO CONSIDERAR QUE OS ESPÍRITOS POSSUEM OUTROS ELEMENTOS
DE AVALIAÇÃO E QUE O BEM DO DOENTE POSSA ESTAR, NA REALIDADE, EM SOFRER POR
MAIS TEMPO E ENTÃO JULGAMOS QUE A PRECE NÃO FOI OUVIDA. OUTRO PONTO, QUE A
EXPERIÊNCIA DEMONSTROU, É QUE MESMO
ENTRE OS MELHORES DOTADOS NÃO HÁ CURADORES UNIVERSAIS.
A MEDIUNIDADE CURADORA É UMA APTIDÃO,
PORÉM O RESULTADO EFETIVO INDEPENDE DA VONTADE DO MÉDIUM. INCONTESTÁVELMENTE SE
DESENVOLVE, SOBRETUDO, PELA PRÁTICA DO BEM E DA CARIDADE. NÃO PODE TER A
FIXIDEZ, NEM A PONTUALIDADE DE UM TALENTO ADQUIRIDO PELO ESTUDO, E DO QUAL SE É
SEMPRE SENHOR, NÃO PODERIA TORNAR-SE UMA PROFISSÃO. PARA SE POUPAR DE FICAR
INCURSO NO CÓDIGO PENAL, EXPLORAÇÃO DA
INGENUIDAFDE DO POVO; DA SUPERSTIÇÃO E DA MÁ-FE, A PESSOA DEVE REALIZAR O
EXERCÍCIO DA MEDIUNIDADE SEM NADA PROMETER AOS DOENTES, SEM ANUNCIAR CURAS
RETUMBANTES E SEM TIRAR DELAS PROVEITO.
21. QUAL
FINALIDADE DA EXISTÊNCIA DE MÉDIUNS CURADORES?
O
MÉDIUM DIVALDO PEREIRA FRANCO, DA BAHIA,
RESPONDEU QUE ERA A PRÁTICA DO BEM, DO AUXÍLIO AOS DOENTES E LEMBROU O
APÓSTOLO PAULO QUE DIZIA: "UNS FALAM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, OUTROS
PROFETIZAM, OUTROS IMPÕEM AS MÃOS"...
É O VEÍCULO DA MISERICÓRDIA PARA ATENDER A
QUEM PADECE, DESPERTANDO-O PARA A REALIDADE DA VIDA MAIOR, A VIDA VERDADEIRA.
APÓS A RECUPERAÇÃO DA SAÚDE, O PACIENTE JÁ NÃO TEM O DIREITO DE MANTER DÚVIDAS
NEM SUPOSIÇÕES NEGATIVAS ANTE A REALIDADE DO QUE EXPERIMENTOU. CONCLUIU
DIVALDO: " O MÉDIUM CURADOR É O INTERMEDIÁRIO PARA O CHAMAMENTO AOS QUE
SOFREM, PARA QUE MUDEM A DIREÇÃO DO PENSAMENTO E DO COMPORTAMENTO,
INTEGRANDO-SE NA ESFERA DO BEM.
22. É NORMAL
QUE MÉDIUNS SE UTILIZEM DE INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS?
NÃO
ME PARECE, MAS OS INSTRUMENTOS CIRÚRGICOS UTILIZADOS POR MÉDIUNS, QUE NÃO
POSSUEM FORMAÇÃO ESPECÍFICA, PODEM SOLICITAR A CURIOSIDADE CIENTÍFICA DOS
PESQUISADORS QUE AINDA SE ENCONTRAM NA ESFERA DA INCREDULIDADE DO FENÔMENO
MEDIÚNICO. PODEM AINDA ATUAR NO CAMPO PSICOLÓGICO DOS DOENTES, QUE SE TORNAM
DESTA FORMA AINDA MAIS RECEPTIVOS AO TRATAMENTO. NO ENTANTO, OS ESPÍRITOS MAIS
EVOLUIDOS NÃO NECESSITAM UTILIZAR A TÉCNICA HUMANA SE ELES DISPÕEM DE TÉCNICAS
SUPERIORES.
23. ENTÃO OS ESPÍRITOS PODEM ATUAR ATRAVÉS DE VÁRIOS
MECANISMOS?
SIM, TENHO OBSERVADO QUE OS ESPÍRITOS TÊM
PROCURADO INTRODUZIR MODIFICAÇÕES. NO CAMPO DA PINTURA MEDIÚNICA ALGUNS JÁ NEM
USAM PINCÉIS E OUTROS SUBSTITUIRAM O LAPIS E A MÁQUINA DE DATILOGRAFIA PELA
TRANSCOMUNICAÇÃO ATRAVÉS DO COMPUTADOR.
NA "FOLHA ESPÍRITA", LEMOS QUE O ESPÍRITO DR. KONSTANTIN RAUDIVE ANDA
USANDO O "CELULAR". ESTE TIPO DE COMUNICAÇÃO PELO TELEFONE DEVE TER
DEIXADO BASTANTE INTRIGADO O PROFESSOR CARLOS EDUARDO LUZ, DA FACULDADE DE
ENGENHARIA E TECNOLOGIA DA UNESP.
O PROFESSOR, QUE É ESPECIALISTA EM
TELEFONIA E ACUSTICA, REALIZOU INVESTIGAÇÃO CRITERIOSA DAS VOZES GRAVADAS. PODE
CONCLUIR QUE AS "VOZES DOS ESPÍRITOS SÃO DIFERENTES DAS HUMANAS". DIZ
ELE: " O AUTO-ESPECTRUM DA PALAVRA "RAUDIVE", FALADA POR MIM,
CONTEM O COMPONENTE FUNDAMENTAL DE 111 Hz, QUE É VALOR PRÓXIMO DAS ESTATÍSTICAS
EM TELEFONIA, ENQUANTO QUE A PALAVRA "RAUDIVE" FALADA PELO ESPÍRITO
DESTACA OS COMPONENTES DE 666 Hz E 1428 Hz NOS DOIS TELEFONEMAS REGISTRADOS.
POR HIPÓTESE DE TRABALHO, CONFIGURA UMA ORIGEM PARA ESSAS VOZES NÃO COINCIDENTE
COM A VOZ DE UMA ANATOMIA HUMANA, CONFORME CONHECEMOS."
VOLTANDO ÀS TÉCNICAS EMPREGADAS PELOS
MÉDIUNS DE CURA GOSTARIA QUE TODOS LEMBRASSEMOS DAS CURAS PRODUZIDAS POR JESUS
E DIZER QUE KARDEC FAZ UMA EXCELENTE DISCUSSÃO DO ASSUNTO NO LIVRO "A
GÊNESE".
24. O
CIENTISTA PODE SER MÉDIUM, PASTEUR ERA MÉDIUM?
NO
CAMPO DA CIÊNCIA O FENÔMENO MEDIÚNICO É MUITO MAIS FREQÜENTE DO QUE PODEMOS
IMAGINAR. A MEDIUNIDADE INTUITIVA PODE SER ENCONTRADA EM EINSTEIN, MAS NA
QUÍMICA COM KEKULÉ ELE É MUITO EVIDENTE, ISTO PORQUE NA ESTRUTURA QUÍMICA DO
BENZENO, OS SEIS ÁTOMOS DE CARBONO SE ESTRUTURAM, COMO NO SEU DESDOBRAMENTO
MEDIÚNICO OU SONHO REVELADOR, NUM "ANEL BÊNZÊNICO".
EM C. G. JUNG O FENÔMENO É RIQUÍSSIMO. A
MEDIUNIDADE É FENÔMENO UNIVERSAL E NÃO FICA RESTRITA AOS AMBIENTES ESPÍRITAS.
ESTA UNIVERSALIDADE TEM FEITO MUITAS PESSOAS CONFUNDIREM MEDIUNISMO COM
ESPIRITISMO.
25. A
PROPÓSITO DO QUE FOI DITO, GOSTARIA DE SABER POR QUE NÃO VEMOS COMUNICAÇÕES DE
CABOCLOS OU DE PRETOS-VELHOS, NAS SESSÕES ESPÍRITAS?
A PERGUNTA NOS FAZ LEMBRAR O PROBLEMA DO
LEPROESTÍGMA, QUE ACOMPANHA ATÉ HOJE OS DOENTES DE HANSENÍASE. MESMO ENTRE OS
PROFISSIONAIS DE SAÚDE EXISTEM AQUELES QUE NÃO ENTENDEM A IMPORTÂNCIA DESTA
DISCUSSÃO. EMBORA O GOVERNO BRASILEIRO TENHA PROIBIDO O TÊRMO LEPRA, NOS
DOCUMENTOS OFICIAIS, MUITOS DIZEM NÃO ENTENDER E SE JUSTIFICAM DIZENDO QUE
LEPRA OU HANSENÍASE TANTO FAZ, PORQUE NO FUNDO SÃO A MESMA COISA. MAS, ISTO NÃO
É VERDADE SE OLHARMOS PELA JANELA DA PSICOIMUNOLOGIA E DA PEDAGOGIA.
CANDOMBLÉ, UMBANDA, MACUMBA, MOCAMBO,
KARDECISMO E ESPIRITISMO NÃO É TUDO A MESMA COISA.
O
ESPIRITISMO É UM CORPO DE DOUTRINA TRAZIDO PELOS ESPÍRITOS. NÃO É ESPIRITISMO O QUE ESTÁ EM CONTRADIÇÃO
COM A CODIFICAÇÃO. EM OUTRAS PALAVRAS, O
QUE ESTÁ EM DESACORDO COM O QUE FOI ENSINADO PELOS ESPÍRITOS AO PROFESSOR
RIVAIL.
O PRÓPRIO ALLAN KARDEC REJEITOU A
DENOMINAÇÃO DE KARDECISMO EXPLICANDO QUE A DOUTRINA NÃO ERA UMA ELABORAÇÃO
PESSOAL DELE, MAS O RESULTADO DAS PESQUISAS E DOS ESTUDOS DAS MANIFESTAÇÕES DOS
ESPÍRITOS. É VERDADE QUE O PESQUISADOR SUBMETEU AS COMUNICAÇÕES RECEBIDAS A
RIGOROSO PROCESSO DE VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL E AINDA CRIOU METODOLOGIA
ESPECÍFICA, AJUSTANDO-A À NATUREZA ESPECÍFICA DO OBJETO SUBMETIDO À PESQUISA,
DE MODO A OBTER RESULTADOS SIGNIFICATIVOS.
EM RELAÇÃO AOS QUATRO PRIMEIROS É COMUM A
IGNORÂNCIA ATÉ MESMO DOS UNIVERSITÁRIOS, COMO SOCIÓLOGOS, ANTROPÓLOGOS,
PSICÓLOGOS E MÉDICOS QUE USAM NAS SUAS COMUNICAÇÕES A CONGRESSOS, EM TRABALHOS
DE PESQUISAS A PALAVRA ESPIRITISMO PARA DESIGNAR AS MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS OU
ANÍMICAS.
COMO SE PODE PERCEBER A RESPOSTA REQUER
DESDOBRAMENTOS QUE NÃO CABERIAM NESTA HORA.
TODA EXPRESSÃO RELIGIOSA É MERECEDORA DE
APREÇO E CONSIDERAÇÃO, NO ENTANTO A MEDIUNIDADE É UMA FACULDADE HUMANA, MAS O
SEU PORTADOR NÃO É POR ISSO ESPÍRITA. PELO FATO DE NO MOVIMENTO DE QUALQUER
RELIGIÃO OCORREREM PRÁTICAS MEDIÚNICAS ISTO NÃO NOS AUTORIZA A DENOMINA-LO DE
MOVIMENTO ESPÍRITA E ACREDITAMOS QUE ESTES MOVIMENTOS POSSUEM SUAS DEFINIÇÕES,
SUAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS, E, TAMBÉM POR ISSO, NÃO DEVEM DESEJAR O
ENQUADRAMENTO NESTA OU NAQUELA DENOMINAÇÃO.
26. O QUE
DIZER AOS QUE FALAM EM PRECONCEITOS?
COM RELAÇÃO AOS TIPOS DE ESPÍRITOS,
BRANCOS, NEGROS, VELHOS, NOVOS, AMARELOS, INDIOS, CABOCLOS LEMBRAMOS QUE AS
SESSÕES MEDIÚNICAS ESPÍRITAS SÃO ABERTAS AOS DESENCARNADOS PARA O ATENDIMENTO E
TROCA DE EXPERIÊNCIAS. OS ESPÍRITOS PODEM MANTER AS CARACTERÍSTICAS QUE
DESEJAREM EM TERMOS DE APRESENTAÇÃO EXTERIOR PERISPIRITUAL, CHAMADO DE CORPO
CELESTE PELO APÓSTOLO PAULO. MUITOS DELES TÊM ASSIM SE APRESENTADO SEM SE
EXPRESSAREM DE FORMA CONFUSA E SEM TREJEITOS, ADAPTANDO-SE ÀS DISCIPLINAS
SUGERIDAS PELO ESPIRITISMO. SÓ NÃO AS ATENDEM QUANDO SEUS MÉDIUNS COM ELAS
AINDA NÃO CONCORDAM.
NÃO HÁ POR PARTE DOS ESPÍRITAS, NENHUMA
FORMA DE PRECONCEITO, NEM COM O MÉDIUM NEM COM A ENTIDADE DESENCARNADA, ATÉ
PORQUE O QUE VALE NO ESPÍRITO NÃO É A SUA QUALIFICAÇÃO SOCIAL, MAS A SUA
CONDIÇÃO MORAL.
27. E O QUE
DIZEM AS ENTIDADES?
CERTA
VEZ UM ESPÍRITO QUE SE APRESENTAVA COMO ESCRAVO, MAS QUE REVELAVA GRANDE
CONHECIMENTO DOUTRINÁRIO, INFORMOU AO FARMACÊUTICO CAIRBAR SCHUTEL, QUE HAVIA
SIDO UM MÉDICO HOLANDÊZ, EM REENCARNAÇÃO ANTERIOR. PORÉM FOI COMO NEGRO-ESCRAVO
QUE APRENDERA A DESENVOLVER A VIRTUDE DA HUMILDADE E DESTA FORMA PREFERIA MANIFESTAR-SE
COMO TAL. UM OUTRO DISSE À MEDIUM IVONE PEREIRA QUE NÃO GOSTARIA DE
APRESENTAR-SE COMO BANDOLEIRO, ASSALTANTE E ASSASSINO, QUE TINHA SIDO NAS
CIVILIZAÇÕES DITAS REFINADAS.
COMO
VEMOS AS MOTIVAÇÕES PODEM SER AS MAIS DIVERSAS
O MÉDIUM RAUL TEIXEIRA, ORADOR ESPÍRITA,
COMENTOU QUE EMBORA NÃO HAJA PRECONCEITO NAS SESSÕES ESPÍRITAS PROCURA-SE UM
EQUILÍBRIO ENTRE O RESPEITO ÀS ENTIDADES, À MEDIUNIDADE E À DOUTRINA ESPÍRITA,
BUSCANDO A COERÊNCIA COM A VERDADE QUE JÁ IDENTIFICAMOS.
28.
ASTROLOGIA:
SIM OU NÃO? Você acredita em horóscopo?
COMO KARDEC SE
POSICIONOU FRENTE À ASTROLOGIA? O
CODIFICADOR MANIFESTOU-SE CONTRÁRIO EM “A GÊNESE”, O LIVRO FINAL DA CODIFICAÇÃO
QUE POSSUI TESES DE CIÊNCIA.
SENDO A CIÊNCIA O
CONHECIMENTO ORDENADO DO MUNDO EM QUE VIVEMOS O SEU OBJETIVO TERMINA NA
SATISFATÓRIA EXPLORAÇÃO DESSE CONHECIMENTO.
O JORNAL ESPÍRITA,
NOVEMBRO DE 1991, COLOCA UMA “CHARGE”QUE MOSTRA DOIS HOMENS SOB UM DIA
ENSOLARADO, ONDE UM DELES DIZ: “VOCÊ JÁ PERCEBEU COMO AS PREVISÕES ESTÃO NA
MODA? NUMEROLOGIA, TARÔ, BÚZIOS, ETC
? É POR CAUSA DA CRISE, CLARO! QUER MAIORES EXPLICAÇÕES?“.
O PAPEL DA CIÊNCIA
NA SOCIEDADE É LIBERTAR O HOMEM DA IGNORÂNCIA, MEDOS, SUPERSTIÇÕES, ETC.
A REVELAÇÃO ESPÍRITA
POSSUI DUPLO CARÁTER. NÃO É O RESULTADO
DA INICIATIVA DO HOMEM, MAS NÃO O DISPENSA DA PESQUISA CIENTÍFICA. ESTA ÚLTIMA POSSUI SEU MÉTODO, QUE EM
OPOSIÇÃO AO ACASO, CONSISTE NO USO SISTEMÁTICO E ORGANIZADO DAS FACULDADES
MENTAIS NO SENTIDO DA COMPREENSÃO COERENTE DO FENÔMENO INVESTIGADO.
A CIÊNCIA TAMBÉM É
OBRA COLETIVA O QUE DETERMINA COMPORTAMENTOS QUE PRECISAM ESTAR RESPALDADOS POR
UMA ESCALA DE VALORES ÉTICO-MORAIS. A
CIÊNCIA SEM VALORES É RISCO DE DESTRUIÇÃO.
UM EXEMPLO É O SOFRIMENTO DAS CRIANÇAS HEMOFÍLICAS CONTAMINADAS PELA
COMERCIALIZAÇÃO CRIMINOSA DO SANGUE CONTENDO VÍRUS HIV. SE NÃO COMPREENDEM PORQUE SÃO HEMOFÍLICAS,
COMO EXPLICAR-LHES PORQUE TÊM AIDS?
ESTA ESCALA DE
VALORES ÉTICO-MORAIS, ESTE CÓDIGO DE ÉTICA CIENTÍFICA ESTÃO NO EVANGELHO, NO
ENTANTO, A SUA MELHOR APREENSÃO SE FAZ MAIS SATISFATORIAMENTE NA INFÂNCIA, VALE
O ESFORÇO DE EVANGELIZAÇÃO-ESPÍRITA INFANTO-JUVENIL. VER ARTIGOS “VACINAÇÃO – DESAFIO DE URGÊNCIA”
E “SUICÍDIO INFANTIL” IN: REFORMADOR, 1823, FEVEREIRO E 1833, DEZEMBRO DE 1981.
COM A DOUTRINA
ESPÍRITA, A HUMANIDADE DEVE ENTRAR NUMA FASE NOVA, A DO PROGRESSO MORAL, QUE
LHE É CONSEQUÊNCIA INEVITÁVEL.
A COEXISTÊNCIA
PACÍFICA ENTRE A CIÊNCIA E A RELIGIÃO SURGE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO MÉTODO
CIENTÍFICO. OS HOMENS DE CIÊNCIA SE
DIVIDEM EM TRÊS CLASSES: OS EGOÍSTAS E OS VAIDOSOS, QUE COM DESDÉM RECUSAM-SE A
REVISAR SUAS ESTRUTURAS IDEOLÓGICAS CRISTALIZADAS, E OS CORAJOSOS. ESTES ÚLTIMOS, COMO KARDEC, APLICARAM O
MÉTODO CIENTÍFICO, DESCOBRIRAM E NÃO TEMERAM PROCLAMAR QUE A MORTE DO CORPO NÃO
DESTRÓI A INDIVIDUALIDADE, NEM IMPEDE A COMUNICABILIDADE MEDIÚNICA OU
TECNOLÓGICA.
ESTAS E OUTRAS
DESCOBERTAS SÃO PERNICIOSAS PARA MUITOS RELIGIOSOS OU NÃO, E PRECISAM SER
NEGADAS, ABAFADAS OU CONFUNDIDAS. PARA
MANTER O “STATUS QUO”, ESTES MEMBROS DA SOCIEDADE PRECISAM DE CONSUMISTAS. QUANDO O HOMEM TOMA VERDADEIRA CONSCIÊNCIA DO
QUE VEM A SER A SUA MORTE E PASSA A COMPREENDER O VERDADEIRO SENTIDO DA VIDA,
SEU CONSUMISMO VAI CAINDO A ZERO, O QUE NÃO CONVÉM A ESTE SISTEMA.
NESSE TIPO DE
SOCIEDADE, “RELIGIOSA”, MATERIALISTA E CONSUMISTA O INDIVÍDUO SENTE A ANGÚSTIA
E MEDO DA MORTE E PASSA A TER MEDO DA VIDA.
NA REALIDADE SÃO PESSOAS QUE NÃO TEM CONSCIÊNCIA NEM DE UMA NEM DE
OUTRA. SEUS INCONSCIENTES COSTUMAM
DEVOLVER ESSAS ANGÚSTIAS EM FORMA DE TABAGISMO, ALCOOLISMO, OBESIDADE, ÚLCERA,
ETC. DA NOÇÃO DE IMORTALIDADE, BASE DA
DOUTRINA do cristo, depende toda a nossa conduta. por isso é que jesus e outros espíritos
superiores a demonstraram.
como explorar este
conhecimento?
os mais crédulos
caem facilmente nas mãos das inescrupulosas “videntes espíritas” que não são
videntes e de espíritas não têm nada.
usam e abusam do neologismo criado por kardec porque no brasil a palavra
espírita lhe confere uma máscara de idoneidade moral. médiuns espíritas verdadeiros não vivem às
custas da mediunidade.
“você já percebeu
como as previsões estão na moda?
numerologia, tarô, búzios, etc, etc ?
é por causa da crise, claro!”.
a astrologia já foi
examinada cientificamente?
o físico shawn
carlson da califórnia, universidade de berkeley, resolveu examinar as previsões
astrológicas. shawn testaria o mapa
astral como indicador de traços gerais da personalidade humana, das tendências
de temperamento e comportamento e ainda como indicador dos principais
acontecimentos que iriam marcar a vida dos indivíduos.
a diferença desta de
outras pesquisas feitas no passado, que também obtiveram os mesmos resultados,
foi que este estudo realizou-se com a colaboração de uma organização de
astrólogos, o national council for geocosmic research (ncgr).
A ncgr escolheu
conselheiros que auxiliaram o físico shawn na definição dos passos da
pesquisa. concordaram com o ensaio duplo
cego, isto é, separação dos sujeitos em grupo de teste e grupo de controle, sem
que os experimentadores, os sujeitos ou os astrólogos soubessem quem estava num
ou outro. a construção dos mapas astrais
contou com o trabalho do próprio presidente e do secretário da organização.
os cientistas
cuidaram para que os testes fossem definidos de forma a permitir uma interpretação
estatística inquestionável dos resultados.
antes da realização
das experiências os astrólogos colaboradores afirmaram que obteriam no mínimo
50% de respostas corretas. os
estatísticos que participaram do projeto indicaram o percentual de 33% de acertos
que poderiam ser obtidos pelo acaso. um
percentual em torno de 33% colocaria a astrologia em sérias dificuldades, uma
vez que os astrólogos teriam sua tese refutada.
o resultado da ainda
recente pesquisa pode ser encontrado na revista científica britânica “nature”
de 5 de dezembro de 1985.
os resultados
obtidos pelos astrólogos se mantiveram estatisticamente compatíveis com as
respostas ao acaso, isto é, predições erradas.
seus resultados excluiram qualquer influência astral.
pode-se concluir que
uma pesquisa onde foram asseguradas todas as posssibilidades de resultados
satisfatórios, realizada de forma correta e imparcial, contando ainda com a
própria participação dos astrólogos, levou-os a uma posição extremamente
desconfortável. eles não conseguiram ir
além do índice de acerto previsto pelo puro acaso.
não sabemos se os
astrólogos e principalmente seus clientes ficaram convencidos, mas certamente
outros interesses devem estar envolvidos.
é verdade que cabe
ao cientista analisar os fundamentos reais ou apregoados por determinadas
práticas, no entanto o que se observa é que não é feita a socialização dos seus
resultados e os interesses comerciais envolvidos são engenhosos na
contra-informação.
hoje, no bojo de
diversos, encontramos um movimento que se coloca contra a própria ciência. como interesses pouco transparentes trazem de
volta crendices e superstições, estimuladoras de um mercado consumidor, aceito
até entre aqueles de escolaridade superior.
esperamos que o
veículo de comunicação espírita continuem a desfazer confusões com essas
práticas estranhas, confusões muitas vezes provocadas por incrédulos ou
fanáticos religiosos com objetivos escusos.
com relação à
astrologia achamos que o método científico vem oferecendo excelente
contribuição desde laplace com seu cálculo das propabilidades matemáticas.
com relação à
doutrina espírita relembramos que não são passivos os verdadeiros espíritas e,
apesar da existência da revelação divina, não estamos dispensados da
científica.
RESPOSTAS BASEADAS PRINCIPALMENTE NAS SEGUINTES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. “Aurora”, Revista de Cultura
Espírita, Ano XIII, no 47, set/1992, pág. 17.
2. BARROS, N. G. 1980. MANUAL DE
EDUCAÇÃO DE MÉDIUNS (VADE MECUM), VOLUME 2, 29 P. COLEÇÃO SCHEILA, NOVA IGUACU,
RJ.
3. GUITTON, j.; BOGDANOV, G. &
BOGDANOV, I. 1991. DEUS E A CIÊNCIA. EM DIREÇÃO AO METARREALISMO. 158 P.
TERCEIRA EDIÇÃO. NOVA FRONTEIRA S.A. RJ.
4. KARDEC, A. O ESPIRITISMO EM SUA
EXPRESSÃO MAIS SIMPLES. EDIÇÕES FEESP (1979). 60 P. PRIMEIRA EDIÇÃO. SP. SP.
5. KARDEC, A. 1857. O LIVRO DOS
ESPÍRITOS. 494 P. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA (FEB). RJ. RJ.
Ë
um Tratado de Filosofia Espiritualista, o livro básico da Codificação,
nele Kardec tem respondidas pelos espíritos 1019 perguntas cuidadosamente
elaboradas por ele. É dividido em quatro partes, fala da imortalidade da alma;
a natureza dos espíritos e suas relações com os homens; as leis morais e o
futuro da humanidade. Do seu desdobramento surgiram os outros livros da
codificação. Foi publicado em 18 de abril de 1857.
6. KARDEC, A. 1859. O QUE É O
ESPIRITISMO. 156 P. LIVRARIA ALLAN KARDEC EDITORA. SP. SP..
Publicado em 1859 contém respostas às
principais objeções que nos fazem os que desconhecem a Doutrina Espírita e/ou
os que lhe são adversários, É uma exposição dos princípios da Doutrina dos
Espíritos.
7. KARDEC, A. 1861. O LIVRO DOS
MÉDIUNS. 488 P. FEB.
É o desdobramento da segunda parte de
"O Livro dos Espíritos". Discute todos os gêneros de manifestações
mediúnicas, os meios de comunicação com o mundo invisível dos espíritos ( por
exemplo, com os nossos entes queridos que já partiram), a educação da mediunidade e as dificuldades que se possa
encontrar na sua prática. É talvez o primeiro livro de Psicologia Experimental
publicado e surgiu em 15 de janeiro de 1861.
8. KARDEC, A. 1864. O EVANGELHO
SEGUNDO O ESPIRITISMO. 415 P. FEB.
Publicado em 20 de agosto de 1864
corresponde à terceira parte de "O Livro dos Espíritos". É o
desenvolvimento da parte moral dos ensinamentos de Jesus, analisados à luz dos
resultados das pesquisas experimentais espíritas, estimulando-nos a transformar
a sociedade transformando-nos em primeiro lugar, na vivência de suas máximas no
dia a dia.
9. KARDEC, A. 1865. O CÉU E O
INFERNO. 425 P. FEB.
É denominado
também de "A Justiça Divina segundo o Espiritismo". Desenvolve a
quarta parte de "O Livro dos Espíritos". Oferece um exame cuidadoso
de todas as teorias sobre o pós-morte. Discute o Céu, o Inferno, os Anjos, os
Demônios e ainda traz depoimentos de espíritos que se comunicaram na época
falando de suas situações após a morte do corpo físico, que não matou a
consciência, não matou a vida, que de alguma forma continuou em outra dimensão.
Foi publicado em primeiro de outubro de 1865.
10. KARDEC,
A. 1868. A GÊNESE. 421 P. FEB.
Editado em janeiro de 1868, desenvolve a primeira parte
de "O Livro dos Espíritos" discutindo temas como as Características
(divina e científica) da Revelação Espírita, a Existência de Deus e seus
atributos, a origem do Bem e do Mal, a Evolução da vida na Terra, a gênese
orgânica e a espiritual, a Reencarnação, a gênese Mosaica, os"
"Milagres" do Evangelho numa nova ótica; estuda o perispírito, as predições e o porvir da humanidade.
11. FRANCO,
D. P. 1978. VIAGENS E ENTREVISTAS. ORGANIZADO POR YVON DE ARAÚJO LUZ. RJ. LAR
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