Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de agosto de 2015


REUNIÃO MEDIÚNICA 1


 UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA 
ÁREA DE ORIENTAÇÃO MEDIÚNICA

Homenagem:

Este livro é dedicado aos médiuns que cumprem seu mandato com idealismo caritativo, mas, sobretudo, ao Espírito Yvonne do Amaral Pereira, que, durante muitos anos, enquanto encarnada, dirigiu reuniões mediúnicas, tornando-se modelo para todos aqueles que exercem a mediunidade com Jesus.

Onde dois ou mais estiverem reunidos em Meu Nome Eu aí estarei.
 (Jesus Cristo)

Fora da Caridade não há salvação.
(Allan Kardec)

Obrigada, meu Deus, pela bênção da mediunidade que me concedeste como ensejo para a reabilitação do meu Espírito culpado. A chama imaculada que do Alto me mandaste. Com a revelação dos pontos da tua Doutrina, a mim confiados para desenvolver e aplicar, eu te devolvo, no fim da tarefa cumprida, pura e imaculada conforme a recebi:amei-a e respeitei-a sempre,não a adulterei com idéias pessoais porque me renovei com ela a fim de servi-la; não a conspurquei, dela me servindo para incentivo às próprias paixões, nem negligenciei no seu cultivo para benefício do próximo, porque todos os meus recursos pessoais utilizei na sua aplicação. Perdoa, no entanto, Senhor, se melhor não pude cumprir o dever sagrado de servi-la, transmitindo aos homens e aos espíritos menos esclarecidos do que eu o bem que ela própria me concedeu.
(Yvonne do Amaral Pereira)

Médiuns, espelhem-se na exemplificação de Yvonne Pereira.

INTRODUÇÃO

Não é necessário estarmos a citar fatos relatados pelos Espíritos ou pelos escritores espíritas encarnados para demonstrar a realidade da comunicação entre os habitantes das duas esferas, pois é mais do que sabido que a barreira da matéria não impede o contato entre os seres humanos, cuja potência maior reside no pensamento.

O Espiritismo não inventou as reuniões mediúnicas, mas apenas reeditou o que já se praticava, por exemplo, nos tempos apostólicos do Cristianismo, sendo alguns fatos relatados por Paulo em suas Epístolas.

Todavia, com a Codificação Kardequiana, a mediunidade passou a ser conhecida com maior profundidade e ao alcance de todos, deixando de ser assunto restrito a uns poucos iniciados na Ciência Espiritual, complementadas as informações da Codificação, sobretudo, pelas revelações de André Luiz, através da mediunidade missionária de Francisco Cândido Xavier.

O presente estudo não pretende ser um tratado sobre mediunidade nem sobre como se devem realizar as reuniões mediúnicas, pois importantes autores já trataram do tema, todavia nunca é demais repetir aquilo que nem sempre é praticado com a devida qualidade, ocasionando dificuldades sobretudo para os Dirigentes Espirituais, que acabam tendo de improvisar soluções para os problemas criados pelos encarnados, por causa da sua preparação nem sempre suficiente para atuarem nessas oportunidades, apesar de normalmente bem intencionados.

As reuniões mediúnicas devem atender ao que Jesus recomendou: que se processem em Nome dEle, ou seja, com as finalidades de auto crescimento dos participantes e auxílio aos necessitados dos dois planos.

Sem intenção de repreender ninguém, mas apenas mostrar a conduta ideal nas reuniões mediúnicas é que nos abalançamos a grafar este breve estudo. 

Pedindo as bênçãos de Deus, nosso Pai, e de Jesus, nosso Mestre de Amor e Sabedoria, entregamos aos interessados o presente estudo, pedindo igualmente bênçãos em favor dos médiuns e oficiantes das sessões mediúnicas.

1  COMPONENTES DAS REUNIÕES

Apesar de Allan Kardec ter afirmado que todo ser humano é médium em maior ou menor grau, há aqueles que encarnaram com tarefas específicas na mediunidade: esses é que devem participar das reuniões mediúnicas, pois se programaram no mundo espiritual para esse tipo de atividade. 
Assim, a presença de pessoas que não sejam médiuns nessas condições, normalmente, além de em nada ou pouco ajudar, costuma atrapalhar as atividades a serem desenvolvidas.

Os Dirigentes Espirituais do grupo mediúnico é que detêm reais condições para selecionar os candidatos, sendo a melhor forma a própria revelação do mundo espiritual a respeito: assim, costuma acontecer de intuírem o próprio médium candidato ou o dirigente do grupo. Todavia, nunca deve haver escolha dos encarnados com base em favoritismo ou recusa escudada em antipatia pessoal, pois o que importa é que o grupo seja formado pela escolha feita pelos Dirigentes Espirituais.

Para um grupo mediúnico prosperar é necessário que cada um dos membros se atenha à sua especialidade mediúnica, desempenhando sua tarefa sem querer interferir na atuação alheia: o importante é cada trabalhador da Vinha do Senhor cumprir seus deveres no trato do terreno que lhe foi destinado e apenas isso, pois cada um responderá por si.

A parábola dos trabalhadores da última hora serve bem para esta nota, pois sua melhor interpretação inclui a noção de que cada um responderá pelo que fizer ou deixar de fazer. Cada um foi contratado separadamente e receberá seu salário individualmente, não sendo ninguém legitimado para interferir no trabalho alheio.

Todavia, quando ocorrem desvios graves, cabe a quem seja responsável pelo grupo pedir a inspiração dos Dirigentes Espirituais para encontrar a solução do problema e, nessas oportunidades, nada melhor do que orar pedindo auxílio e abrir, ao aparente acaso, uma página do Evangelho Segundo o Espiritismo. A resposta nunca falta quando o coração está repleto de boas intenções e de caridade.

Uma observação que vale a pena inserir nesta parte do nosso estudo é a de que Jesus permitiu a presença de Judas Iscariote até o final, pois via nele um Espírito necessitado daquela convivência, para tornar-se um futuro apóstolo, apesar de ainda imaturo naquela época da convivência pessoal com o Pastor das almas terrestres.

Atitudes radicais contra irmãos e opiniões pessoais não trazem bons resultados, pois somente os Dirigentes Espirituais têm as melhores soluções, uma vez que conhecem o prontuário espiritual de cada médium.

1.1  MÉDIUNS PSICOFÔNICOS

A manifestação de Espíritos Orientadores e de Espíritos em estado de desalinho interior é usual nas reuniões mediúnicas comuns, sendo umas e outras úteis, cada uma dentro das suas peculiaridades.

É importante que os médiuns dessa especialidade estejam sempre imbuídos de mentalidade caritativa, a fim de serem instrumentos úteis para os necessitados e os Orientadores. Quanto se aprende nessas manifestações!

Casos verídicos se patenteiam, inclusive com a finalidade de mostrar aos encarnados a transitoriedade das encarnações e a necessidade de se aperfeiçoarem moralmente, a fim de entrarem no mundo espiritual, pela desencarnação, menos sujeitos aos descompassos entre o ideal ético e a realidade que viveram quando encarnados.

Pretender desencarnar sem transtornos é querer demais, pois somos seres humanos e a evolução se processa gradativamente, subindo a escada do aperfeiçoamento degrau a degrau. Ninguém deve pretender chegar ao mundo espiritual para descansar, mas sim para continuar servindo no Bem, não importando se estará em esferas de grande sofrimento ou em outro ponto geográfico qualquer.

Os médiuns psicofônicos prestam um grande serviço ao darem passagem aos Espíritos sofredores. Chico Xavier, por exemplo, não incorporava apenas Espíritos luminosos, mas também irmãos desencarnados em estado agudo de sofrimento espiritual.

A mentalidade caritativa é o principal requisito dessa modalidade de mediunidade, bem como das demais.

1.2  MÉDIUNS PSICÓGRAFOS

Nem todo médium psicógrafo realiza sua tarefa nas reuniões mediúnicas, uma vez que ali se costuma usar o lápis ou a caneta, sendo que atualmente muitos psicografam em computador, o que facilita muito o ditado.

Afirma-se que Divaldo Pereira Franco ainda psicografa manualmente, porque Joanna de Ângelis não é versada em Informática!...

Uma observação importante é que nem todo Espírito manifestante indica ao médium seu nome, sendo comum preferirem o anonimato.

Temos para nós que os espíritas franceses têm razão ao não divulgarem, regra geral, os nomes dos médiuns, o que os ajuda a superarem a tendência natural para a vaidade, pois o que importa não são os nomes, mas o conteúdo das mensagens: se for coerente com Jesus e Kardec o fato de não haver identificação do autor e do médium pouca diferença faz. Aliás, é conveniente mesmo que nenhum médium ganhe projeção, a não ser os missionários, como Chico e Divaldo, enquanto que a imensa maioria deveria ficar no anonimato.

As boas mensagens, de preferência, devem ser enfeixadas em livros e divulgadas pela Internet e outros meios de difusão, porque muitos podem se beneficiar do seu conteúdo, com a observação acima feita, de que não devem se transformar em pedestal para a vaidade de ninguém, inclusive do grupo mediúnico em que foram recebidas.

1.3  MÉDIUNS DE APOIO

Espíritos que são grandes mestres do Mentalismo costumam dirigir as reuniões mediúnicas, daí sendo importante o treinamento dos médiuns de apoio na sintonização com os referidos Dirigentes Espirituais. Essa sintonia se dá pelo estilo de vida dos referidos médiuns, que devem adquirir as virtudes da humildade, desapego e simplicidade, uma vez que aqueles Espíritos são dotados delas em grau elevado e somente há sincronicidade vibratória entre seres assemelhados pela frequência mental.

Não adianta alguém viver orgulhosamente ou cheio de egoísmo e vaidade e tentar sintonizar com os Guias Espirituais na hora das reuniões, pois essa sintonia existe ou não como irradiação constante do dia a dia da vida de cada um.

A reforma moral é imprescindível para alguém colaborar nessas reuniões, pois toda a colaboração é puramente mental, não havendo lugar para outra forma de manifestação das capacidades humanas.

A irradiação de cada um é permanente e contribui ou prejudica o bom andamento dos trabalhos mediúnicos.

Os desencarnados são influenciados beneficamente por aqueles que irradiam Amor verdadeiro em face deles e não pelas palavras que os componentes da reunião lhes venham a dirigir.

A contribuição de médiuns de apoio realmente engajados no Bem é importante, devendo procurar mentalizar a pacificação interior dos desencarnados em estado de sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário