Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

OBRAS DE ANDRÉ LUIZ  CITAÇÕES POR TEMA 16

TEMAS TRATADOS


DESOBSESSÃO


Diante do obsidiado, fixa apenas um imperativo imediato o afastamento do obsessor. Mas, como rebentar, de um instante para outro, algemas seculares, forjadas nos compromissos recíprocos da vida em comum? 

Como separar seres que se agarram uns ao outro, ansiosamente, por compreenderem que se na dor de semelhante união permanece o preço do resgate indispensável? Efetivamente, não faltam os casos, raros embora, de libertação quase instantânea. ML-18-312/319.

As duas (Odila desencarnada e Zulmira encarnada) se encontram ligadas uma à outra. Separá-las à força seria a dilaceração de consequência imprevisível. ETC-3-20.

Todos os dramas obscuros da obsessão decorrem da mente enfermiça. Aplicando-se com devotamento às novas obrigações de que será investido, caso persevere no campo de nossa Consoladora Doutrina (Espiritismo), sem dúvida abreviará o tempo de expiação a que se acha sujeito, de vez que, em se convertendo ao bem, modificará o tomus mental do adversário, que se verá arrastado à própria renovação pelos seus exemplos de compreensão e renúncia, humildade e fé. NDM-9-84.



DESTINO


Deus criou o livre-arbítrio, nós criamos a fatalidade. É preciso quebrar, portanto, as algemas que fundimos para nós mesmos. NL-46-256.

Nosso destino é assim como o rio. Por mais diferenciado se encontre, a distância da nascente que lhe dá origem, está sempre ligado a ela pela corrente em ação continua. (Clarêncio). ETC-26-163.

A consciência traça o destino, o corpo físico reflete a alma. ETC-29-183.

Precisamos reconhecer que todos criamos o destino ou renovamo-lo, todos os dias. AR-11-152.

Ninguém recebe do plano superior a determinação de ser relapso ou vicioso, madraço (preguiçoso, malandro) ou delinquente, com passagem justificada no latrocínio ou na dipsomania (impulso de tomar tóxico ou bebidas alcoólicas) no meretrício ou na ociosidade, no homicídio ou no suicídio. Padecemos sim, neste ou naquele setor da vida, durante a recapitulação de nossas próprias experiências, o impulso de enveredar por esse ou aquele caminho menos digno, mas isso constitui a influência de nosso passado em nós, instalando-se a tentação, originalmente toda nossa de tornar a ser o que já fomos em contraposição ao que devemos ser. EDM-2P-18-211.

Qualquer dia é dia de criar destino ou reconstituir destino, de vez que todos somos consciências responsáveis. SD-2P-9-276.

O destino é a soma de nossos próprios atos, com resultados certos. EVC-15-127.



DETERMINISMO


Deus criou o livre-arbítrio, nós criamos a fatalidade. É preciso quebrar, portanto, as algemas que fundimos para nós mesmos. NL-46-256.

Não teremos, neste postulado, a consagração do determinismo de ordem absoluta? (perguntou Hilário). Sim, nas esferas primárias da evolução, o determinismo pode ser considerado irresistível. (...) Mas, na consciência humana, a razão e a vontade, o conhecimento e o discernimento entram em função das forças do destino, conferindo ao espírito as responsabilidades naturais que deve possuir por si mesmo. (...) O comportamento que cada um de nós, dentro deste, determinismo relativo, decorrente de nossa própria conduta, pode significar liberação abreviada ou cativeiro maior, agravo ou melhoria em nossa condição de almas endividadas perante a lei. AR-7-92.


DEUS

Deus criou seres e céus, mas nós costumamos transformar-nos em espíritos diabólicos, criando nossos infernos individuais. NL-31-167.

O Pai visita os filhos necessitados através dos filhos que procuram compreendê-lo. (...) As respostas de Deus vão sendo maiores e mais diretas, à medida que se intensifique o nosso merecimento. OM-25-137.

Ninguém trai a Vontade de Deus, nos processos evolutivos, sem graves tarefas de reparação, e todos os que tentam enganar a Natureza, quadro legítimo das leis divinas, acabam por enganar a si mesmos. ML-12-178.

A criatura pressupõe no amparo de Deus a protecionismo do sátrapa terrestre. Espera perpetuidade de favores materialístico, injustificável destaque entre os menos felizes, dominação e louvor permanente. Costuma aguardar serviço, estima e entendimento, mas desdenha servir, estimar e entender, quando não seja em retribuição. (explicação de Jerônimo). OVE-11-174.

O Eterno Pai estabeleceu como lei universal que seja a perfeição obra de cooperativismo entre Ele e nós, os seus filhos. NMM-3-45.

Não se esqueça de que Deus é o tema central de nossos destinos. AC-2-15.

Que Deus está conosco, em todas as circunstancias, é verdade, indiscutível; todavia, se você não estiver com Deus, ninguém pode prever até onde descerá seu espírito, nos domínios da intranquilidade e da sombra. AC-50-154.

O Senhor visita os homens pelos homens que se santificam, corrige igualmente as criaturas por intermédio das criaturas que se endurecem ou bestializam. LI-3-56.

O auxilio divino é como o Sol, irradiando-se para todo. ETC-11-70.

O sentimento divino é a corrente invisível em que se equilibram os mundos e os seres. ETC-39-256.

Desde o elétron aos gigantes astronômicos da Tela Cósmica, tudo constitui reservas das energias de Deus, que usamos, em nosso proveito, por permissão Dele, de sorte a promovermos, com firmeza, nossa própria elevação a Sua Majestade Sublime. AR-7-89.



DEVER


O dever cumprido é uma porta que atravessamos no infinito, rumo ao continente sagrado da união com o Senhor. É natural, portanto, que o homem esquivo à obrigação justa, tenha essa benção indefinidamente adiada. NL-12-70.

Indubitavelmente, a intenção não pode ser mais nobre; é, entretanto, indispensável considereis a vossa necessidade de integração no dever de cada dia. Impossível é prosseguir no século, sem atender às obrigações da hora. NMM-2-30/31.

Todos nós, na estrada multissecular do conhecimento edificante, muita vez colocamos o desejo acima do dever e o capricho a cavaleiro dos princípios redentores que nos compete observar. LI-13-171.


DIABO

As igrejas dogmáticas da crosta terrestre possuem erradas noções a cerca do diabo, mas, inegavelmente, os diabos existem. Somos nós mesmos, quando, desviados dos divinos desígnios, penetramos o coração e a inteligência na satisfação de criminosos caprichos. OVE-15-232.

Lembro-me de haver manuseado, há muitos anos, na Terra, um livro de autoria de Collin de Plancy, aprovado pelo arcebispo de Paris, trazendo a descrição minuciosa de diversos demônios, e creio haver visto uma figura gravada nessa obra, semelhante à que temos sob nossa direta observação. É o demônio Belfegor, segundo as anotações de Jean Weiner, que imprevidentes autoridades da igreja permitiram se espalhasse nos círculos católicos. Tem criado empecilhos tremendos a milhares de criaturas que inadvertidamente acolhem tais símbolos de Satanás, oferecendo-os a espíritos bestializados que os aproveitam para formar terríveis processos de fascinação e possessão. (senhora com sentimento de culpa por ter maltratado sua mãe. Construiu, assim, na sua tela mental a figura de satanás, a mesma criada encontrada em livros). AR-4-54.


DIFICULDADE


A maior dificuldade não nasce da ignorância em si mesma, mas de nossa dureza contrária à capitulação indispensável. LI-15-195.

Aceitar nas maiores como nas menores decepções da vida humana, por mais estranhas ou desconcertantes que sejam, a manifestação dos desígnios superiores atuando em favor do aprimoramento espiritual. Deus não erra. Ainda mesmo com sacrifício, entre acidentes inesperados que lhe firam as esperanças, jamais desistir da construção do bem que lhe cumpre realizar. Cada espírito possui conta própria na justiça perfeita. CE-39-134.


DINHEIRO


(...) Por aí, estacionei muito tempo, desviado dos meus objetivos fundamentais, porque a escravidão ao dinheiro me transformara os sentimentos. (um dos motivos do fracasso da tarefa de doutrinação de Berlamino). OM-11-66.

(...) O dinheiro não soluciona problema fundamentais do destino e que o elevado conceito que possamos conseguir dos outros nem sempre corresponde à realidade. NMM-5-75.

Excessivo dinheiro é porta para indigência, se o detentor da fortuna não consolidou o próprio equilíbrio. AC-27-89.


DISCIPLINA


Sua capacidade de orientar disciplinará muita gente, melhorando personalidade, contudo, se você não se disciplina, a lei o defrontará com o mesmo rigor com que ela se utiliza você para aprimorar os outros. AC-40-126.

E não podemos esquecer que a ordem é à base da caridade. (orientação do instrutor Druso). AR-1-16.

E quanto mais nos submetamos às disciplinas do espírito, que nos aconselham equilíbrios e sublimação, mais amplas facilidades conquistaremos para a exoneração da carne em qualquer emergências de que não possamos fugir por força dos débitos contraídos perante a lei. AR-18-244.

Toda subida, quando qualquer burilamento, pede suor e disciplina. MM-16-119.

Nenhum comentário:

Postar um comentário