Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 11B

Capítulo IX  1ª parte

Evolução e Cérebro


Lissencéfalo: que tem cérebro liso, sem circunvolução.

Lobo Cerebral: parte da superfície cerebral demarcada por uma fenda formando uma saliência (lobo).

Mamífero: designação dos animais vertebrados de corpo provido de pêlos e que possuem glândulas mamárias.

Melanina: pigmento escuro existente na pele, nos pêlos, na retina e na coróide (membrana conjuntiva do olho). Tem função protetora contra as radiações solares.

Mesencéfalo: porção mediana do cérebro, resultante da evolução da vesícula média do embrião.

Microcosmo: mundo das coisas pequenas, por oposição ao mundo das coisas grandes (macrocosmo).

Miotático: que atua no movimento de contração do músculo.

Mitocôndrio: corpúsculo presente nas células, no qual se efetuam processos respiratórios e metabolismo dos ácidos graxos. Nas células com capacidade energética, como as musculares e as nervosas, o número de mitocôndrias é elevado.

Morfológico: referente às características da forma.

Neurofibrila: diminuto elemento da fibra nervosa, cuja a função ainda não foi devidamente esclarecida pela ciência.

Neurônio: a célula nervosa com seus prolongamentos chamados dendritos, que formam uma espécie de arborização, e, no pólo oposto, um só prolongamento, diferente, denominado axônio ou cilindro-eixo, que termina em finas ramificações. O estimulo nervoso passa do axônio de um neurônio para os dendritos de outro, e esse ponto de transmissão da excitação tem o nome de sinapse.

Núcleo da Célula: parte essencial da célula, limitada por uma membrana que contém o suco nuclear, a cromatina e os cromossomos, portadores dos genes (pelos quais se assegura a transmissão da maior parte dos caracteres hereditários).

Núcleo Nervoso: denominação de grupos de células nervosas situadas no cérebros e na medula espinhal; ponto de origem ou terminação dos nervos cranianos (pares cranianos).

Nucléolo: pequeno corpúsculo no interior do núcleo das células, cuja a constituição difere da desse núcleo.

Órgão de Corti: órgão constituído de células auditivas, e que capta as ondas sonoras.

Ornitorrinco: animal mamífero, com bico de pato, um só orifício urogenital, e osso caracóide. É ovíparo, constituindo uma forma de transição entre répteis e mamíferos. Habita a região zoogeográfica australiana.

Ouvido Externo: região que ocupa o pavilhão da orelha e o conduto auditivo externo, isolado do ouvido médio pela membrana timpânica.

Ouvido Interno: conjunto de cavidades sinuosas entre o tímpano e o canal auditivo interno, e que constitui o labirinto.

Ouvido Médio: conjunto que abrange a membrana timpânica, a caixa do tímpano, as cavidades mastóide (região póstero-inferior) e a trompa de Eustáquio, que dá passagem do ar da faringe para dentro do ouvido.

Parassimpático: relativo a uma das partes do sistema nervoso autônomo. As fibras nervosas parassimpáticas retardam os batimentos cardíacos, contraem a pupila, aumentam as secreções digestivas e aceleram os movimentos peristálticos (dos músculos interiores dos órgãos ocos).

Paraventricular: referente ao grupo de células nervosas situadas nas adjacências dos ventrículos cerebrais.

Pares Cranianos: os doze pares de nervos cranianos, ligados ao encéfalo. Estão distribuidos pelas partes e órgãos da cabeça, alguns sensoariais, alguns motores, e outros mistos.

Parietal: referente a região dos dois ossos que formam as paredes súpero-laterais do crânio.

Pigmento: substância que dá coloração a outras substâncias que a contém.

Pineal: relativo a glândula pineal ou epífise.

Plasmar: dar forma a algo.

Postural: que se relaciona com as diversas posições assumidas pelo corpo.

Primata: espécime dos primatas, mamíferos, na sua maioria adaptadas à vida arborícola, de membros muito desenvolvidos, polegares opostos, cinco dedos, em geral com unhas achatadas, e duas tetas na região peitoral. São os macacos, os antropóides e o homem.

Prosencéfalo: porção anterior do cérebro, resultante da evolução da vesícula anterior do embrião.

Protoplasma: substância gelatinosa que constitui a massa celular, sendo a base das funções vitais.

Protuberância: a protuberância anular, órgão situado na parte inferior do encéfalo, adiante do bulbo e atrás dos pedúnculos cerebrais (feixe de fibras nervosas que fazem ligação com a medula).

Psicossoma: corpo espiritual ou perispírito.

Reflexão: ato em virtude do qual o pensamento se volta sobre si mesmo e toma seus próprios atos como objeto de conhecimento.

Reflexo: movimento coordenado mais simples que se pode executar, produzido por um impulso nervoso, como reação automática e involuntária a um estimulo exterior.

Reflexo Condicionado: reflexo adquirido pela reação a certo estímulo, e que passa a repetir-se sempre que se reproduz o estímulo.

Réptil: espécime de répteis, animais vertebrados de sangue frio, respiração pulmonar, ovíparos. São os lagartos, jacarés, cobras e tartarugas.

Retina: membrana interna do globo ocular, sensível à luz, e diretamente relacionada ao nervo óptico, sendo assim, o instrumento essencial da visão.

Rincocéfalo: grupos de répteis fósseis de que ainda existe uma espécie na Nova Zelândia, a tuatara, e que têm corpo escamado granuloso, costela abdominais, possuindo um olho vestigial no alto da cabeça, o olho pineal, ligado à epífise.

Rombencéfalo: porção posterior do cérebro, resultante da evolução da vesícula posterior do embrião.

Sacro: que se realiza na região do osso sacro, ou na medula sacra. O osso sacro está situado na parte posterior da bacia, na continuação da coluna vertebral.

Segmentar: que ocorre em uma divisão, denominada segmento, do membro articulado dos artrópodes, animais a cujo o grupo pertence o caranguejo.

Simbiose: associação de dois seres de espécie distinta, com influência de um sobre o outro, ou de ambos entre si, podendo, essas relações, ser úteis ou prejudiciais às duas partes, favorável ou nocivas para uma delas apenas.

Simpático: parte do sistema nervoso autônomo, que regula a atividade da musculatura cardíaca, da musculatura lisa e de várias glândulas.

Sistema Nervoso: constitui o mecanismo que permite ao animal um contato permanente com o meio. No homem, como nos animais vertebrados, o sistema nervoso compreende o sistema central e o sistema periférico.

Sistema Nervoso Autônomo: também conhecido como sistema nervoso vegetativo, é o que regula, independentemente da vontade, as funções orgânicas, tais como, a atividade cardíaca, a distribuição do sangue pelo corpo, os processos digestivos, a secreção das glândulas, e a dilatação da pupila. É constituído por dois sistemas de atuação antagônica: o simpático e o parassimpático.

Sistema Nervoso Central: é o sistema constituído do eixo cérebro-espinhal, formado pelo encéfalo e a medula espinhal.

Somático: referente ao corpo físico.

Supra-óptico: referente ao núcleo nervoso constituído pelo grupo de células situadas por cima das camadas ópticas do cérebro.

Tectobulbar: que se localiza na região superior do bulbo raquiano.

Tessitura: contextura, organização.

Tubo Coclear: tubo da Cóclea, sendo esta a parte anterior do labirinto ou ouvido interno.

Vegetativo: relativo a situação do sistema nervoso autônomo ou vegetativo (funciona involuntária e inconscientemente).

Vertebrado: animal com esqueleto ósseo ou cartilaginoso, e com a coluna vertebral dividida em vértebras, sendo estas os ossos que formam a espinha dorsal.

Vesícula Cerebral: cada uma das três divisões ou dilatações que demarcam o cérebro em desenvolvimento dos vertebrados, e que, por sua localização, pode ser denominada de anterior, média ou posterior.

Véu do Paladar: septo (divisória) musculomembranosa que se segue ao paladar (céu da boca) e separa a boca das fossas nasais.

Vibração: oscilação ou movimento periódico de um corpo que passa pelas mesmas posições em iguais intervalos de tempo (período). O numero de vibrações por unidade de tempo é freqüência. As oscilações que se propagam no espaço e no tempo recebem o nome de ondas. O atuar na mesma faixa de vibrações  significa atuar na mesma faixa de freqüência.

Víscera: designação comum dos órgãos alojados nas cavidades cranianas, na torácica e na abdominal.



J.M.M.
JOSÉ MARQUES MESQUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário