Powered By Blogger

sábado, 14 de novembro de 2015

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 5A

Capítulo III 1ª parte

Evolução e Corpo Espiritual

Alga: planta que ocupa o último lugar na série vegetal. É uma denominação muito abrangente, que engloba os vegetais relativamente simples, mas bastante diversificados quanto às formas, pigmentos e tipos de reprodução. O corpo é representado por um talo e não tem raízes, caules ou folhas. São aquáticas, mas ocorrem também em terra úmida, lodo e cascas de árvores.

Ameba: animal microscópico unicelular, que se locomove por meio de pseudópodes, que são prolongamentos plasmáticos muito variáveis que servem como órgãos táteis, locomotores e para a captura de alimento.

Anfitério: designação de mamíferos sem placenta, primitivos, cuja importância no terreno da evolução é grande por serem considerados a possível fonte dos marsupiais, cujas fêmeas possuem bolsa formada pela pele do abdome, e dos placentários (mamíferos com placentas).

Antilopídeo: mamífero artiodáctilo (número par de dedos), ruminante, provido de cascos, a cujo grupo pertencem os antílopes.

Antropóide: grupo de símios (macacos), que compreende os chimpanzés, gorilas, orangotangos e algumas espécies fósseis que lembram o ser humano.

Arquegossauro: designação de um sáurio (lagarto) primitivo, réptil extinto, bípede, que precedeu as aves primitivas.

Arquétipo: modelo, protótipo, primeiro exemplar.

Artrópode: grupo de animais com extremidades articuladas e um esqueleto externo formado por uma substância córnea (semelhante a do chifre); o corpo é segmentado, geralmente subdividido em cabeça. Tórax e abdome. Ex.: caranguejo, aranha, lacraia e barata.

Assexuado: de reprodução sem uso dos órgãos sexuais, ou sem o concurso de células sexuais diferenciadas.

Atômico: relativo ao átomo e suas propriedades.

Átomo: agrupamento de partículas elementares da matéria. É constituído por um núcleo, formado de prótons (com carga positiva) e de nêutrons (sem carga elétrica), em torno do qual giram, em certo número de órbitas, os elétrons (com carga negativa). O que caracteriza um átomo de um elemento é o número de prótons no seu núcleo, sendo esse número de prótons o número atômico do elemento. Ex.: o elemento oxigênio é de número atômico 8, porque todos os seus átomos têm 8 prótons no núcleo.

Bactéria: designação de organismos microscópicos, unicelulares, de numerosas espécies, que se reproduzem por cissiparidade (divisão transversal). Há bactérias essenciais ao sustento da vida, e há as patogênicas (capazes de gerar doenças).

Bolota: aquênio (fruto seco e minúsculo) do carvalho, também denominado glande.

Canídeo: mamífero carnívoro, a cujo grupo pertence o cão, o lobo, a raposa e o chacal.

Cariocinético: que se processa na cariocinese, que é o modo de multiplicação das células, por divisão indireta (mitose).

Cefalópode: animal marinho que apresenta corpo com uma concha externa, ou interna, ou ausente; tem cabeça grande, com olhos desenvolvidos, rodeada de tentáculos. Ex.: polvos e lulas.

Celenterado: animal marinho, cujo corpo é simples saco que forma o aparelho digestivo e se comunica com o exterior por um orifício que serve de coca e de ânus, a cujo grupo pertencem os pólipos, medusas e corais.

Célula: a menor unidade de função e de organização capaz, por si mesma, de multiplicação e de relação, que apresenta todas as características de vida. Sua dimensão, forma e estrutura variam muito, de conformidade com as tarefas que devem executar no conjunto orgânico.

Centro Coronário: centro de força vital, no perispírito, relacionado com a epífise (glândula pineal), no corpo físico; supervisiona todos os demais centros de força vital, porque recebe em primeiro lugar os estímulos do espírito. (Vide Centro Vital: Capítulo II  1ª parte).

Cervídeo: animal mamífero, com casco partido em duas unhas, e estômago dividido em quatro partes, os machos tem chifres, que caem periodicamente. São os veados.

Cetáceo: mamífero adaptado à vida aquática, com membros anteriores transformados em nadadeiras, gordura abundante, e bolsas arteriais que facilitam a oxigenação do organismo. São as baleias, os golfinhos e os botos.

Ciclópico: colossal, gigantesco.

Cistídeo: grupo primitivo e extinto de animais equinodermos, fósseis restritos ao período siluriano. Os equinodermos são invertebrados marinhos de simetria radiada, como as estrelas-do-mar. (Vide Período Siluriano: Quadro Idade da Terra no final desta obra).

Clorofila: designação dos pigmentos verdes que contêm magnésio, e estão presentes nas células das plantas capazes de realizar fotossíntese, que consiste no processo de alimentação dos vegetais, através da síntese (elaboração) de substâncias orgânicas mediante a fixação do gás carbônico pela ação da luz solar.

Consciência Fragmentária: fase de intermitência da consciência no estágio de desenvolvimento nos seres irracionais.

Corpúsculo: partícula diminutíssima de corpo.

Cósmico: relativo ao Cosmo (Universo) e suas propriedades. Nos meios espiritualistas, a concepção de Cosmo abrange o Todo Universal, por admitir a inter-relação de tudo o que existe, com o sentido espiritual de integração, independentemente de espaço e tempo.

Crisálida: termo usado por analogia ao estado intermediário por que passam certos insetos para se transformarem de lagarta em borboleta, durante o qual a larva se desenvolve num invólucro denominado casulo.

Crustáceo: animal de esqueleto externo e respiração por brânquias, de cujo grupo a maior parte é aquática. Ex.: o caranguejo, o camarão e a lagosta.

Dromatério: réptil que melhor floresceu no triássico, período  que se caracteriza pela presença de grandes sáurios (lagartos) aquáticos e terrestres; esse réptil desapareceu com o advento dos dinossauros carnívoros, e pode ser o último ancestral da maioria dos grupos mamíferos.

Elemento: corpo simples formado de átomos com o mesmo número e que, portanto, não pode ser decomposto.

Elétron: corpúsculo carregado de eletricidade negativa, fundamental na decomposição do átomo, e que é o constituinte mais numeroso da matéria.

Eoceno Médio: meados do período geológico em que prossegue a expansão dos mamíferos. (Vide quadro Idade da Terra, no final desta obra).

Equídeo: animal de cujo grupo pertence o cavalo.

Equinodermo: animal do grupo que compreende os invertebrados exclusivamente marinhos de simetria radial. São as estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar.

Espongiário: animal conhecido como esponja, marinho ou de água doce, cujo corpo é provido de numerosos poros, câmaras e canais pelos quais entra e sai a água.

Estado solar: expressão usada para comparar o sistema solar, ao qual pertence a Terra, como um país em que as unidades da Federação (divisão territorial) eqüivalem aos planetas componentes do sistema.

Exoesqueleto: esqueleto externo, como a casca dos crustáceos, formado por substância córnea (semelhante a do chifre) que se desenvolve externamente em certos animais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário