Powered By Blogger

domingo, 15 de novembro de 2015

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 5B

Capítulo III  1ª parte

Evolução e Corpo Espiritual

Feto: nome comum a diversas plantas criptogâmicas, que são aquelas com órgãos reprodutivos imperceptíveis a olho nu.

Filamentoso: que é constituído de fibras muito delgadas.

Fisiopsicossomático: relativo ao que pertence, simultaneamente, aos domínios do corpo físico e do corpo psicossomático, sendo este o psicossoma (corpo espiritual ou perispírito).

Flexuoso: que se move de maneira ondulante ou sinuosa.

Foraminífero: animal unicelular rizópode (prolongamentos semelhantes a raízes) com corpo dentro de uma carapaça contendo uma ou mais câmaras, com uma ou várias aberturas. A maior parte do grupo é constituída por animais marinhos, importantes indicadores de petróleo.

Ganóide: grupo de peixes providos de escamas rombóides, formadas por uma camada de osso, com ganoína, que é uma substância semelhante ao esmalte dos dentes. A forma rombóide é a do quadrilátero com lados opostos paralelos (paralelogramo) e lados contíguos diferentes, formando ângulos retos.

Geológico: referente a contaminação da Terra, quanto à sua composição química e estrutura litológica, esta relacionada com a natureza das rochas.

Globulina: composto de natureza protéica presente no plasma sangüíneo. É portadora de anticorpos e outros importantes substâncias, é, ainda, dos fatores de imunização e coagulação do sangue.

Hemoglobina: substância protéica dos glóbulos vermelhos do sangue, a qual contém ferro, e fixa temporariamente o oxigênio do ar inspirado, cedendo-o aos tecidos.

Imunológico: que se relaciona com os fenômenos da imunidade, isto é, das barreiras contra as infecções e a ação das substâncias patogênicas no organismo.

Jurássico Superior: referente a última das três fases em que se divide o período jurássico, durante o qual se deu o aparecimento dos animais de transição entre os répteis e as aves. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Labirintodonte: nome genérico de amfíbios fósseis, cuja dentina (marfim dos dentes) apresenta complicados repregos.

Lacertino: animal com características de lagarto.

Licopodiácea: designação das plantas providas de folhas diminutas, parecendo escamosas, e sem flores, sendo representadas pelas ervas rasteiras (licopódios).

Magnésio: elemento químico, metálico, sólido, com brilho de prata, dúctil, maleável, e inalterável ao ar seco. Está presente na clorofila.

Mamífero: designação dos animais vertebrados de corpo provido de pêlos e que possuem glândulas mamarias.

Mamute: elefante extinto e peludo que viveu na Europa  e na Ásia no período quaternário. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Marsupial: designação do grupo de animais sem placenta, cujas fêmeas possuem marsúpio, que é uma bolsa formada pela pele do abdome. Ex.: gambás e cangurus.

Matéria Elementar: matéria, em sua forma mais simples, que constitui as partículas elementares da matéria (componentes do átomo).

Megatério: grande mamífero desdentado, fóssil, encontrado nos terrenos terciários e quaternários da América do Sul.

Metamorfose: mudança de forma ou de estrutura, como a mudança que ocorre durante as fases da vida de alguns animais, como os insetos e anfíbios.

Mioceno: período que se caracteriza pelo grande desenvolvimento dos antropóides. (Vide Antropóide acima, e Mioceno no quadro Idade da Terra no final desta obra).

Molécula: partícula que se constitui da menor porção de uma substância, capaz de existência independente sem perda das suas propriedades químicas.

Mônada: organismo muito simples, que se poderia tomar por uma unidade orgânica; qualquer microorganismo unicelular. O sistema filosófico de Leibiniz (1646  1716), unidade substâncial, simples, ativa, indivisível e impenetrável, elemento básico constituinte da realidade física.

Monocelular: referente ao organismo rudimentar com uma só célula.

Motilidade: faculdade de mover-se.

Nascituro: que está concebido e cujo nascimento é esperado como certo.

Nucleoproteína: proteína que figura entre os constituintes fundamentais do núcleo da célula, e se localiza principalmente na cromatina, que é uma substância facilmente corável.

Paleolítio: período do pleistoceno (quaternário), caracterizado pelo aparecimento dos mais antigos fósseis humanos e a  presença de artefatos de osso e/ou de pedra fragmentada ou lascada, datando do final do período notáveis desenhos e pinturas rupestres (gravadas nas rochas), período ou idade da pedra lascada. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Paleozóico: relativo à era que se caracteriza, na fauna, pelo surgimento dos animais de organização celular rudimentar, pelo desenvolvimento dos invertebrados, e pelo aparecimento dos vermes, insetos, peixes, anfíbios e répteis. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Pigmentos: substância que dá coloração aos líquidos e aos tecidos vegetais ou animais que a contém.

Pitecantropóide: semelhante ao pitecantropo, que é um antropóide fóssil indicativo de um gênero intermediário entre o macaco e o homem.

Plasmar: dar forma a algo; modelar:

J.M.M.

JOSÉ MARQUES MESQUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário