Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

( Espiritismo) - 9ª Parte O Centro Espírita, sua importância e seu papel social

Apresentamos nesta edição o 9º tema do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, que está sendo aqui apresentado, de acordo com programa elaborado pela Federação Espírita Brasileira, estruturado em seis módulos e 147 temas.

Se o leitor utilizar este programa para estudo em grupo, sugerimos que as questões propostas sejam debatidas livremente antes da leitura do texto que a elas se segue. Se destinado somente a uso por parte do leitor, pedimos que o interessado tente inicialmente responder às questões e só depois leia o texto referido. As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final da lição.

Questões para debate

1. Que é Centro Espírita?

2. Qual o papel que o Centro Espírita deve desempenhar?

3. São em número de nove as atividades básicas do Centro Espírita. Mencione pelo menos cinco delas.

4. O Centro Espírita tem alguma responsabilidade com a Unificação?

5. Complete a seguinte frase: "O Centro Espírita, para melhor desempenhar seu papel, deve revestir a forma ............................................. de administração."

Texto para leitura

O que é Centro Espírita

1. O Centro Espírita é uma unidade basilar, uma verdadeira célula da ação programática do Movimento Espírita, constituindo-se não só como um educandário de Espíritos, mas também como um atuante templo de orações e de fraterna vivência evangélica. É a abençoada instituição de cultivo do amor entre as criaturas encarnadas e desencarnadas, um santuário de reeducação espiritual.

2. Podemos imaginar esse núcleo educativo e posto de socorro na complexidade de uma usina e laboratório, hospital e escola, núcleo de pesquisas e célula de experiências valiosas, onde o coração e o cérebro se entreguem a inadiáveis tarefas de abnegação e fraternidade, de equilíbrio e união, de estudo e luz.

3. O Centro Espírita é um posto de socorro, espiritual e material, que acolhe desde a criança até o velho, necessitados ou não de assistência e fraternidade. É templo, é casa de oração, é recanto de paz, acolhendo os desesperados, os revoltados.

4. É uma alegria verificar que, no Brasil, o idealismo, o anseio da prática da caridade em seus multiformes aspectos e a firme vontade de propagar a doutrina espírita têm sido as alavancas propulsoras da fundação e sustentação das instituições espíritas.

O papel do Centro Espírita

5. O papel que o Centro Espírita deve desempenhar é primordialmente operar a propagação da doutrina espírita para a renovação do homem, integrando-o no grupo familiar e na sociedade em que vive, com vistas ao progresso moral e espiritual de todos. Como escola de formação espiritual e moral, que deve ser, o Centro Espírita desempenha papel relevante na divulgação do Espiritismo e no atendimento a todos os que nele buscam orientação e amparo.

6. Cabe ao Centro Espírita a responsabilidade de mobilizar todos os recursos possíveis à instrução, orientação, alertamento e educação dos encarnados, seja na infância, seja na mocidade, na madureza ou na velhice, a fim de que se desincumbam com êxito de suas tarefas.

7. Incumbe-lhe, ainda, a atribuição de promover, em clima de harmonia, a Unificação. O opúsculo "Orientação ao Centro Espírita", obra elaborada pelo Conselho Federativo Nacional, recomenda que todo Centro deve unir-se aos demais com o propósito de confraternização e permuta de experiências para o aprimoramento de suas atividades. Fazendo-o, estarão os Centros cumprindo uma orientação sugerida por Kardec, como vimos anteriormente. (Leia sobre o assunto o módulo 8 deste estudo constante da edição de 6/6/2007 desta revista.)

8. Da relevância de suas atribuições, da magnitude de sua missão, por meio de suas múltiplas atividades atuais, ressalta toda a imensurável e notável importância de seu papel no mundo contemporâneo, tão envolto em crises e tormentosas convulsões sociais.

9. Ao aplicar a doutrina espírita, ensinando e promovendo a sua prática pelo exercício contínuo da lei de amor, o Centro Espírita estará realizando o que de mais edificante e altaneiro poderia alcançar: a evolução moral e espiritual do homem e da Humanidade, conduzindo a ambos ao reino de luz, de paz e de bem-estar geral. Por aí se pode bem aquilatar a sua inestimável e insuperável importância.

As atividades do Centro Espírita

10. O Centro Espírita desenvolve múltiplas realizações agrupadas em atividades básicas, administrativas, de comunicação e de unificação. As atividades que se relacionam com o objetivo da doutrina estão discriminadas no opúsculo "Orientação ao Centro Espírita" (obra citada), na seguinte ordem:

    *

      Promover o estudo metódico e sistemático da doutrina espírita e do Evangelho à luz do Espiritismo.
    *

      Promover a evangelização da criança à luz da doutrina espírita.
    *

      Incentivar a orientação da juventude na teoria e na prática doutrinária, integrando-a em suas tarefas.
    *

      Divulgar a doutrina espírita por meio do livro.
    *

      Promover o estudo da mediunidade, orientando as atividades mediúnicas.
    *

      Desenvolver atividades de assistência espiritual, mediante a utilização dos recursos oferecidos pela doutrina, inclusive reuniões privativas de desobsessão.
    *

      Manter um trabalho de atendimento fraterno, pelo diálogo, com vistas à orientação e esclarecimento das pessoas que buscam o Centro.
    *

      Promover o serviço de assistência social espírita, assegurando suas características beneficentes, preventivas e promocionais.
    *

      Incentivar e orientar a instituição do Culto do Evangelho no lar.

11. Além destas, o Centro desenvolve atividades administrativas, atividades de comunicação, inclusive a divulgação do Esperanto e, por fim, atividades de Unificação, conjugando esforços e somando experiências com as demais instituições congêneres da mesma localidade ou região, de modo a evitar paralelismo ou duplicidade de realizações.

12. O Centro Espírita, para melhor desempenhar seu papel, deve revestir a forma departamental de administração. Um modelo usual de organização de Centro Espírita no Brasil prevê, além da existência de um Conselho Deliberativo, uma Diretoria Executiva constituída de presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro e diretores de Departamentos, a saber: Departamento Doutrinário (estudos, palestras, educação mediúnica, assistência espiritual e desobsessão), Departamento de Assistência Social, Departamento de Infância e Juventude, Departamento de Divulgação (livraria, biblioteca, divulgação da doutrina por meio do rádio, da televisão e da imprensa) e Departamento de Administração.

Respostas às questões propostas

1. Que é Centro Espírita?  

R.: O Centro Espírita é uma unidade basilar, uma verdadeira célula da ação programática do Movimento Espírita, constituindo-se não só como um educandário de Espíritos, mas também como um atuante templo de orações e de fraterna vivência evangélica.

2. Qual o papel que o Centro Espírita deve desempenhar? 

R.: O papel que o Centro Espírita deve desempenhar é primordialmente operar a propagação da doutrina espírita para a renovação do homem, integrando-o no grupo familiar e na sociedade, com vistas ao progresso moral e espiritual de todos.

3. São em número de nove as atividades básicas do Centro Espírita. Mencione pelo menos cinco delas. 

R.: Promover o estudo metódico e sistemático da doutrina espírita e do Evangelho à luz do Espiritismo; promover a evangelização da criança à luz da doutrina espírita; promover o estudo da mediunidade, orientando as atividades mediúnicas; desenvolver atividades de assistência espiritual, mediante a utilização dos recursos oferecidos pela doutrina, inclusive reuniões privativas de desobsessão; manter um trabalho de atendimento fraterno, pelo diálogo, com vistas à orientação e esclarecimento das pessoas que buscam o Centro.

4. O Centro Espírita tem alguma responsabilidade com a Unificação? 

R.: Sim. O opúsculo "Orientação ao Centro Espírita" recomenda que todo Centro deve unir-se aos demais com o propósito de confraternização e permuta de experiências para o aprimoramento de suas atividades. Fazendo-o, estarão os Centros cumprindo uma orientação sugerida pelo próprio Codificador do Espiritismo.

5. Complete a seguinte frase: 

R.: "O Centro Espírita, para melhor desempenhar seu papel, deve revestir a forma departamental de administração."

Bibliografia:

"O Livro dos Médiuns", item 334.

"Orientação ao Centro Espírita", FEB, pp. 13 a 15.

"Reformador" de agosto/1976.

"Reformador" de agosto/1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário