Powered By Blogger

sábado, 26 de setembro de 2015

C B - Aula 14 - Recordação Das Existências Anteriores(1) 12

 14 recordação das existências anteriores

VERDADEIRA PUREZA - MÃOS NÃO LAVADAS

 Então chegaram a eles uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
_ Por que violam os teus discípulos a tradição dos antigos? Pois não lavam as mãos quando comem o pão.
E ele respondeu-lhes dizendo:
_ E vós também por que transgredis o mandamento de Deus para seguir vossa tradição? Pois Deus fez este mandamento: honrai vosso pai e vossa mãe; e este outro: que aquele que disser palavras injuriosas ao seu pai e a sua mãe, seja punido de morte. Mas vos dizeis: todo aquele que tiver dito a seu pai, ou a sua mãe: Toda oferenda que faço a Deus vos é útil, satisfaz a lei, ainda que depois disto, não honre e nem assista seu pai e sua mãe; e, assim tornastes inútil o mandamento de Deus por vossa tradição.
Hipócritas, bem profetizou de vós outros Isaías, quando diz: Este povo honra-me com os lábios, mas seu coração está longe de min. Em vão pois me honram , ensinando doutrinas, que vem dos homens. E chamando para si a turba, lhes disse: ouvi e entendei:- Não é o que entra pela boca que faz imundo o homem, mas o que sai da boca, isto é que faz imundo o homem. Toda planta, que meu Pai não plantou, será arrancada pela raiz. - deixai-os cegos são, e condutores de cegos, e se um cego guia outro cego, ambos vem a cair no barranco.
Pedro disse:
 _ Explica-nos essa parábola.
_ Também vós outros estais ainda sem inteligência? Tudo o entra pela boca, desce ao ventre e se lança depois num lugar escuso. Mas as coisas que saem da boca vem do coração, e são estas que fazem o homem imundo; - Porque do coração é que saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as fornicações, os furtos, os falsos testemunhos, as blasfêmias, estas coisas é que fazem imundo o homem (Mateus, XV 1-20)
"Vos outros fariseus, limpai o que está por fora do corpo e do prato, mas vosso interior está cheio de rapina e de maldade.- Néscios, quem fez tudo o que está de fora, não fez também o que está dentro?" (Lucas, XI, 37-40)

Comentários de Allan Kardec:
Haviam os Judeus descurado dos mandamentos de DEUS, para observar a pratica observar praticas e regulamentos estabelecidas pêlos homens.
O fundo simples, desaparecia sob as complicações da forma.
Era mais fácil observar os atos exteriores do que reformar-se moralmente. Lavar as mãos do que limpar o coração. Pôr essa razão disse o profeta.
Em vão me honram ensinando doutrinas e mandamentos de homens.
O mesmo aconteceu com a doutrina moral de CRISTO, que acabou relegada a segundo plano. Pôr isso Jesus diz: “toda planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada pela raiz"
O objetivo da religião é conduzir o homem à Deus. Toda religião que não melhora o homem, falha nos seus objetivos e é falsa pois a forma altera a e essência.
Não basta ter a aparência de pureza, é preciso ter pureza de coração.

 ESCANDALO - SE VOSSA MÃO É MOTIVO, CORTAI-A.
O que escandalizar porém a um deste pequeninos que crêem em min, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma corda e o lançassem ao fundo do mar.- ai do mundo por causa dos escândalos; mas ai daquele homem por quem vem os escândalos. Ora se tua mão ou teu pé, te escandaliza, cortai-o e lançai-o para fora de ti. Melhor te é entrar na vida manco ou aleijado, do que tendo duas mãos, ou dois pés, ser lançado no fogo eterno.
E se teus olhos te escandaliza, tira, tira-o e lançai-o fora de ti, melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois, ser lançado no fogo do inferno.

Comentários de Allan Kardec:
Na acepção vulgar, escândalo é toda ação que choca a moral ou o decoro de modo ostensivo.
O vocábulo da idéia de publicidade. Muita gente se contenta em evitar o escândalo, que lhe feriria o orgulho e comprometeria suas considerações entre os homens.
Deste jeito suas torpezas ficam ignoradas e isto lhes basta para a tranqüilidade de consciência.
Estes são, conforme as palavras de Jesus “Sepulcros caiados por fora, mas cheios de podridão por dentro" " vasos limpos por fora, mas sujos por dentro". Não é apenas o que abala a consciência alheia; ma tudo quanto resulta dos vícios e imperfeições humanas, com ou sem publicidade.
"É necessário que o escândalo venha, porque estando os homens em expiação na Terra, castigam-se a si próprios no contato dos vícios, dos quais são as primeiras vitimas e cujos inconvenientes acabam por compreender."
Quando se cansarem de sofrer o mal, buscarão remédio no bem. A reação destes vícios serve pois, simultaneamente, de castigo para uns e de prova para outros. É assim que Deus faz sair o bem do mal. Quando não houver mais culpados, não haverá necessidade de castigos.
Uma humanidade transformada em homens de bem, ninguém procurará prejudicar ao próximo e todos serão felizes. É mister destruir toda causa de escândalo, isto é do mal; arrancar do coração todo sentimento impuro e todo princípio vicioso. Repetimos, que mais valeria a um homem não ter tido a mão, do que a ter para servir de instrumento a uma ação má; estar privado da visão do que ter olhos que despertem maus pensamentos. Mas muitas coisas não podem ser compreendidas sem a chave dada pelo Espiritismo.

 INSTRUÇÃO DOS ESPÍRITOS
 Deixai vir a mim os pequeninos.
Disse Jesus, “Deixai vir a mim os pequeninos"
Estas palavras não se reduzem ao chamamento das crianças, mas ao das almas que gravitam no mundo ou estados inferiores onde a infelicidade desconhecem a esperança.
Jesus chamava a si a infância intelectual, aos débeis, aos cativos, aos viciosos. Nada podia ensinar à infância física, prisioneira da matéria, submetida ao jugo do instinto.
Queria que os homens fossem a ele com o coração e a confiança das crianças, com o coração de todas as mulheres que são mães. (João Evangelista, Paris 1.863)
(Bem aventurados os que tem os olhos fechados).
Ah! Que sofrimento, bom Deus! Perdeu a visão e ficou na escuridão.
Levantai sempre os olhos ao Céu e direi do fundo do coração:- Meu Pai, curai-me, mas fazei que minha alma se cure antes que as enfermidades do corpo.
Os que estão privados da vista deveriam considerar-se como os bem aventurados da expiação.
Ho! sim, bem aventurados o cego que quer vencer com Deus. O olho aberto, está sempre disposto a descuidar-se da alma; o olho fechado, ao contrário, está sempre disposto a faze-la elevar-se para Deus.
A cegueira dos olhos muitas vezes é a verdadeira luz do coração.

HISTÓRIA INFÂNTIL - AS TRÊS CRIANÇAS
André é um bom menino.
Será que é realmente?
O Evangelho nos ensina que as crianças ao voltarem a nascer (Encarnação), são pela misericórdia de Deus, nosso Pai e Criador, dotados de um novo corpo, para o aperfeiçoamento do Espírito, que por sua vez, já viveu em encarnações diversas.
Nesse processo de reencarnação, ele perde pouco a pouco a consciência de si mesmo, ficando numa espécie de sono durante algum tempo, no qual todas as suas faculdades ficam em estado latente.
Esse estado é necessário para dar ao espírito novo ponto de partida.
O esquecimento do passado é também bondade de Deus para as novas atividades terrenas.
Nesta fase, o Espírito é verdadeiramente criança, porque as idéias que formam o fundo do seu caráter ainda estão embotadas. A medida que os órgãos se desenvolvem suas idéias voltam a tomar vôo vagarosamente.
Enquanto os instintos dormitam, ele é mais flexível, mais acessível às impressões que podem modificar sua natureza e fazê-lo progredir.
Então a criança não é um Espírito recém-criado e sim reencarnado. Reveste entretanto, durante certo tempo, a roupagem da inocência.
André tem hoje nove anos. Já principiou desde os seis ou sete anos, a mostrar seu verdadeiro caráter .
Podemos ver que é bom, pelas suas tendências, para o bem.
Sua cabeça não dá guarida a maus pensamentos.
É uma criança alegre, simples e inocente.
Amiga dos animais, e curioso, não gosta de ver pássaros presos em gaiolas, Prefere vê-los a voar pêlos ares e jardins. Atenciosa para com os mais velhos. Quando a mãe o chama para ajudá-la, está sempre pronto a toda sorte de ajuda.
Não direi que seja perfeita. Isso não. Também faz travessuras, é muito curioso, pois gosta de mexer em tudo. É também muito teimoso.
Estuda, faz as tarefas escolares, mas não é o primeiro da classe. Tem como colegas, crianças que se afinam com seu modo de ser. Gosta de ciências biológicas.
 Sempre que pode, vai ao aquário da Prefeitura, ver os peixinhos nadarem, e procura aprender algo novo para o seu aprendizado escolar.

Se chegar a adolescência e maturidade com esse progresso Espiritual, será sem duvida um Bem- Aventurado, porque possui limpo o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário