Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Estudo Evangélico

PALAVRAS DE VIDA ETERNA

- Estudo 2.

Francisco Cândido Xavier - pelo Espírito Emmanuel.


CRESÇAMOS PARA O BEM


"Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois não lhe dá Deus o espírito por medida" - João Batista (João 3:34).


Neste versículo do Evangelho de João, encontramos João, o Batista, dando um novo testemunho a respeito da figura ímpar de Jesus. Esclarece aos seus seguidores que ele, João Batista, não é o Cristo, mas aquele que veio antes, isto é, o precursor de Jesus. Este sim, o que veio e é superior a todos constituindo-se como mensageiro perfeito do Pai. Completa suas palavras com a frase na qual Emmanuel se inspira para o estudo: "Porque aquele a quem Deus enviou fala palavras de Deus; porque Deus não lhe dá o espírito por medida".


O que isto significa?


Na linguagem figurada usada no tempo, João passa reflexões profundas, no sentido de que percebamos, que cada um, se exteriorizou, vê, percebe a realidade, em limites estreitos, restritos, conforme a medida que instalou no próprio íntimo.


Como entender isso?


 Ao criar Deus, o princípio inteligente, já se implícita desde esse primeiro momento, todo um potencial constituído por perfeições. Não cabe na criação divina, imperfeições, tudo o que emerge Dele, é bom, é perfeito. As elaborações contínuas acontecerão, e ao tomar no tempo seu lugar no seio das humanidades, aflorarão faculdades, senso moral, livre arbítrio e responsabilidade.


Isso acontecerá subitamente, de repente?


Não. À medida que as encarnações vão se sucedendo, a influência da matéria vai diminuindo numa velocidade variável, condicionada pela vontade e direcionamento que o Espírito dê aos seus sentimentos, pensamentos e atitudes, adequando-o às leis naturais.
         

Disso decorre o entendimento que: é o homem, em qualquer época, transeunte reencarnado, em determinado grau evolutivo que caminha da perfectibilidade para a Perfeição e que, pelo trabalho que realizar consigo, nas reencarnações sucessivas desenvolverá, pela auto-educação, todo aquele gérmen, o potencial inicial, atingindo o estado de Puro Espírito, isto é, totalmente educado.


Nesse entendimento, cada Espírito vive segundo "a medida que instala ou que se detém". Na grande maioria das vezes não percebe, dons e bênçãos, em que, generosamente está mergulhado


Daí afirmar João - " aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus ", significando um Espírito que, passando por todo esse processo acima analisado, desenvolveu suas aptidões no mais alto grau evolutivo, a ponto de constituir-se como "o tipo mais perfeito para servir ao homem, de modelo e guia".


Por que, dentre tantos outros filósofos, pioneiros, homens experientes, empreendedores e exemplares dentro do processo evolutivo, só Jesus, detém essa característica?

         

Por que em todos esses grandes Espíritos, surpreenderemos, aqui ou ali, em maior ou menor proporção, virtude e defeito, fealdade e beleza, acertos e desacertos, sombras e luzes.

         

Embora isso, todos beneficiaram, são credores da gratidão, respeito e amor, entretanto, só em Jesus encontraremos "o orientador completo, irrepreensível, que se doa integralmente, vivendo para os outros e descerrando os tesouros do coração".


Assim, é Jesus o modelo para que promovamos nossa renovação espiritual. Os Evangelhos constituem-se como roteiro seguro para orientação da Humanidade nessa direção: a do aperfeiçoamento espiritual.


Hoje, através da bênçãos do intercâmbio espiritual Emmanuel convida-nos para que olhemos ao nosso redor e percebamos que por toda a parte tudo continua generosamente doado e liberalmente repartido !


 - O sol magnificente nutrindo a vida em todas as direções...


- O ar puro e sem medida...


 - A fonte que se dá sem reservas...


Qual acontece na ordem material também, na esfera espiritual, tudo abundantemente oferecido - conhecimento, amor, serviço - num convite perene, tornando acessíveis a todos, para que despertos, acendam as luzes da sublimação interior.


Sendo assim perguntamos: De que mais precisamos na caminhada, se não nos faltam os elementos de renovação plena e integral?


 Falta dispormo-nos ao esforço do processo educativo, com a conseqüente utilização desses recursos, desses elementos que o Pai dispensa a todos, sem nenhuma exigência a não ser a disposição do auto-melhoramento.


É uma tarefa árdua, difícil? Sim, mas perfeitamente realizável e dependerá do esforço de cada um para mudar e renovar. Estudar, observar, trabalhar, esse é o programa, o ponto de partida para o crescimento no Bem, que facultará a ampliação da "medida" que instalamos em nós permitindo-nos retirar desse manancial de bênçãos divinas, maior porção de riquezas na sua utilização com melhor aproveitamento.


Crescer para o bem, aprimorando-nos pela vivência dos ensinamentos de Jesus, este é o sentido da vida na Terra.


 Após estas Reflexões, entendemos a intenção do Espírito Emmanuel em colocar o título "Cresçamos para o Bem", onde cada alma traz em si no próprio íntimo, o potencial perfectível a ser desenvolvido através do seu trabalho pessoal e intransferível.

Não foi outro o objetivo da estada de Jesus entre nós, senão o de trazer o roteiro luminoso para que confiantes pudéssemos amparados Nele empreender essa tarefa.


Bibliografia.


Estudando o Evangelho - Martins Peralva - 5ª edição - Capítulo 3 - Renovação - Edição Feb.


Religião dos Espíritos - Francisco Cândido Xavier - Emmanuel - Feb - O guia real.


O Livro dos Espíritos - Allan Kardec - Questões 625, 79, 607, 613.


A Gênese - Allan Kardec - Capítulo VI, ítem 19, parágrafo 3 - Capítulo XI, ítem 23, parágrafos 2 e 4.


Filosofia Espírita da Educação - Ney Lobo - Feb - Solução da Filosofia Espírita da Educação - Resumo.



Iracema Linhares Giorgini

Agosto / 2001.


Centro Espírita Batuira

cebatuira@cebatuira.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário