Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O MEDO DA MORTE


Em entrevista à revista Época de 19 de abril 2010, o médico geriatra Franklin Santana Santos, pós-doutorado em psicogeriatria pelo Instituto Karolinska (Suécia), também com estudos em Saúde e Espiritualidade pela Universidade de Duke (Estado Unidos), foi categórico: os médicos têm medo da morte.
Espírita por convicção, o referido professor visitante da USP disse que: “O Ocidente lida muito mal com a morte. Nossa cultura é pautada no viver. Todo mundo quer ser jovem, bonito e rico. Refletir sobre a morte significa assumir que todos esses valores são efêmeros.
Ninguém quer fazer isso”. Deste modo os cuidados paliativos ao paciente, que passam necessariamente pela consideração da morte, não são efetivamente realizados.
Afirmou que muito mais que saber se o paciente está com dor o médico precisa ser capaz de reconhecer outras dores (psicológicas, sociais, existenciais e espirituais), buscando alívio para elas. No entanto, tais profissionais somente foram treinados para curar, o que nem sempre acontece.
Como exemplificação citou que das 181 faculdades de medicina no Brasil, somente uma apresenta disciplina obrigatória na graduação para estudo sobre a morte. 
Tal estudioso no assunto traz à baila o fato de que a realidade espiritual não pode ser mais negligenciada. Isso porque acreditar no homem como sendo simplesmente uma máquina de efeitos bioquímicos não o exime das angústias íntimas por desconsiderar uma fase tão natural na vida de um espírito encarnado: a hora do desenlace, o instante da morte. E este momento não é a falência, mas, simplesmente, uma fase da vida.

Susan

Correio da Fraternidade
ANO 21 – nº 250- Abril de 2010 Distribuição Gratuita
Grupo Espírita “Irmão Vicente”
O Grupo Espírita “Irmão Vicente”, abreviadamente GEIV, foi fundado em 1º de janeiro de 1962, como Associação religiosa e filantrópica, de duração ilimitada e com fins não econômicos, com sede e foro na cidade de Campinas, estado de São Paulo.
http://www.annesullivan.com.br/mantenedora.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário