Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de junho de 2010

PALAVRAS DE VIDA ETERNA - ESTUDO 32

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

O AMOR TUDO SOFRE

"Tudo sofre..." - Paulo. (I Coríntios, 13:7.)

Corinto foi uma das principais cidades da Grécia antiga onde o apóstolo Paulo esteve levando a mensagem cristã, fazendo muitos adeptos. Após algum tempo, foi informado dos abusos, inferioridades, do perigo de cisão no seio daquela comunidade. Escreve-lhes então uma primeira epístola censurando o procedimento incompatível com os ensinamentos recebidos e conclama a que se libertem dos vícios e das discórdias.

O capítulo treze fala da excelência do amor e conclui que "o amor tudo sofre". Refletindo sobre esta afirmação, detendo-nos na análise superficial, na letra da sentença apostólica pode parecer que o amor seja um sentimento que deixa o ser sem ação, passivo, a mercê das circunstâncias, das dores e agressões do mundo. Visto desta forma seria uma fonte de sofrimentos, uma força inútil, aceitação piegas de tudo o que acontece sem nenhum valor construtivo.

"O amor tudo sofre" define dinâmica de ação em relação ao próximo, um modo de viver pessoal mais elevado; indica trabalho, renovação, ajuda, confiança, esperança, alegria, entendimento; promovendo, enriquecendo, construindo o ser e aqueles que com ele priva.

Por isso Emmanuel reflete que de todas as situações infelizes, de todos os descaminhos e despropósitos que aparecem todos os dias e que se dizem sob a inspiração do amor, nada mais são do que egoísmo, amor exagerado a si mesmo, buscado a satisfação do próprio ego.

O egoísmo, não o amor, é identificado como o patrocinador da delinqüência, dos enganos da posse, dos erros da impulsividade, dos desacertos da pressa. É o responsável por várias emoções: ciúme, despeito, raiva, tristeza, desejo de vingança, sentimentos que infelicitam, destroem, levando para si e para os outros sofrimento e dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário