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quarta-feira, 9 de maio de 2012

O LIVRO DOS MÉDIUNS - Estudo 45


SEGUNDA PARTE

DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS

CAPITULO VIII LABORATÓRIO DO MUNDO INVISÍVEL

VESTUÁRIO DOS ESPÍRITOS - FORMAÇÃO ESPONTÂNEA DE OBJETOS TANGÍVEIS - MODIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES DA MATÉRIA - AÇÃO MAGNÉTICA CURADOR

Estudo 45 - Item 126 a 131

           Os Espíritos se apresentam vestidos de túnicas, envoltos em panos flutuantes ou mesmo com os trajes que usavam quando encarnados. O uso de panos flutuantes parece costume geral no mundo dos Espíritos. Mas, onde irão eles buscar vestuários semelhantes em tudo aos que usavam em vida, com todos os acessórios que os completavam? É evidente que não levaram esses objetos com eles, pois que ainda se encontram conosco. De onde provêm, então, os que eles usam no outro mundo? Esta questão deu sempre muito que pensar. Para muitas pessoas, porém, era simples motivo de curiosidade. A ocorrência, todavia, confirmava uma questão de princípio, de grande importância, porquanto sua solução fez entrever uma lei geral, que também encontra aplicação no nosso mundo corpóreo. Múltiplos fatos a vieram complicar e demonstrar a insuficiência das teorias com que tentaram explicá-la. 

           Essas questões fizerem parte das reflexões de Allan Kardec. Pensava que se poderia compreender a existência do traje como, de alguma maneira, fazendo parte do indivíduo; o mesmo, porém, não se dava com os objetos acessórios, qual, por exemplo, a tabaqueira do visitante da senhora doente, citada no item 116 de O Livro dos Médiuns. Relembremos que ali não se tratava de um desencarnado, mas de um encarnado, e que tal senhor, quando se apresentou pessoalmente, trazia na mão uma tabaqueira semelhante em tudo à da sua aparição. Onde encontrara a tabaqueira que tinha consigo, quando sentado junto ao leito da doente? Poderíamos citar grande número de casos em que Espíritos, de mortos ou de vivos, apareceram com diversos objetos, tais como bengalas, armas, cachimbos, lanternas, livros, etc.

           A Allan Kardec apresentou-se então uma idéia: a de que os corpos inertes poderiam possuir correspondentes etéreos no mundo invisível, que a matéria condensada, que forma os objetos, poderia ter uma parte quintessenciada, que nos escapa aos sentidos. Não era destituída de verdade esta teoria, mas se mostrava impotente para explicar todos os fatos. Havia um, sobretudo, que parecia desafiar todas as interpretações. Até então, se tratava apenas de imagens ou aparências, e vimos que perispírito pode adquirir as propriedades da matéria e tornar-se tangível, mas essa tangibilidade é apenas momentânea e o corpo sólido se desvanece como sombra. Trata-se de um fenômeno extraordinário, porém, o que o ultrapassa é a produção de matéria sólida persistente, conforme o provam numerosos fatos autênticos, notadamente o da escrita direta, fenômeno esse que analisado levou à solução do caso da tabaqueira. 
           
            Assim explicou o Codificador: A escrita direta ou pneumatografia é a que se produz espontaneamente, sem o concurso das mãos do médium nem do lápis. Basta tomar uma folha de papel em branco, o que se pode fazer com todas as precauções necessárias para se prevenir de qualquer fraude, dobrá-la e depositá-la em qualquer parte, numa gaveta, ou simplesmente sobre um móvel. Se houver condições, dentro de algum tempo, aparecerão traçados no papel letras ou sinais diversos, palavras, frases e até comunicações, na maioria das vezes com uma substância escura, semelhante à grafite, de outras com lápis vermelho, tinta comum e mesmo tinta de impressão.

           Eis o fato em sua simplicidade e cuja reprodução, embora pouco comum, não é tão rara, pois há pessoas que a obtêm com grande facilidade. Se ao papel se juntasse um lápis, poderíamos supor que o Espírito se servira deste para escrever, mas, desde que o papel é deixado inteiramente só, é evidente que a escrita foi produzida por uma matéria nele depositada. De onde tirou o Espírito essa matéria? Essa a questão a cuja solução fomos levados pela tabaqueira a que há pouco nos referíamos.

           Allan Kardec, então, apresenta a questão ao Espírito São Luís, que apresenta a solução, mediante as respostas seguintes (as notas são de Allan Kardec):

           1ª Citamos um caso de aparição do Espírito de uma pessoa viva. Esse Espírito tinha uma tabaqueira da qual tomava pitadas. Experimentava ele a sensação que experimenta um indivíduo que faz o mesmo?
 

           — Não.

           2ª A tabaqueira tinha a mesma forma da que ele usava habitualmente e que se estava em sua casa. O que era essa tabaqueira nas mãos desse homem? 

           — Uma aparência. Era para ser notada, como foi e para que não tomassem como alucinação devida ao estado de saúde da vidente. O Espírito queria que a senhora acreditasse na realidade da sua presença e tomou todas as aparências da realidade.

           3ª Disseste que era uma aparência, mas uma aparência nada tem de real, é como uma ilusão de ótica. Desejamos saber se aquela tabaqueira era uma imagem irreal ou se havia nela algo de material?
 

           — Certamente. E com a ajuda desse princípio material que o Espírito aparenta vestir-se com roupas semelhantes aos que usava quando vivo. 

           NOTA. É evidente que a palavra aparência deve ser entendida no sentido de aspecto, imitação. A tabaqueira real não estava com o Espírito. A que ele segurava era apenas a sua representação. Era, pois, com relação ao original, uma simples aparência, embora formada de um princípio material. A experiência ensina que nem sempre se deve dar significação literal às expressões usadas pelos Espíritos. Interpretando-as de acordo com as nossas idéias, expomo-nos a grandes equívocos. Daí a necessidade de aprofundar-se o sentido de suas palavras, todas as vezes que apresentem a menor ambigüidade. É esta uma recomendação que os próprios Espíritos constantemente fazem. Sem a explicação que provocamos, o termo aparência, sempre repetido nos casos semelhantes, poderia ser falsamente interpretado.

          4ª Seria um desdobramento da matéria inerte? Haveria no mundo invisível uma matéria essencial que revestiria as formas dos objetos que vemos? Numa palavra, esses objetos teriam o seu duplo etéreo no mundo invisível, como os homens são ali representados pelos Espíritos?

           — Não é assim que acontece. O Espírito dispõe, sobre os elementos materiais dispersos por todo o espaço da vossa atmosfera, de um poder que estais longe de suspeitar. Pode, pois, concentrar esses elementos pela sua vontade e dar-lhes a forma aparente que convenha às suas intenções.

           NOTA. Esta pergunta, como se pode ver, era a tradução do nosso pensamento, isto é, da idéia que formávamos da natureza de tais objetos. Se as respostas fossem, como pretendem alguns, o reflexo do pensamento do interpelante, teríamos obtido a confirmação da nossa teoria, em vez de teoria contrária.

           5ª Formulo novamente a questão, de modo categórico, a fim de evitar todo e qualquer equívoco: As roupas dos Espíritos são alguma coisa?

           — Parece-me que a resposta precedente resolve a questão. Não sabes que o próprio perispírito é alguma coisa?

           6ª Resulta desta explicação que os Espíritos submetem a matéria etérea às transformações que desejam, e que, por exemplo, no caso da tabaqueira o Espírito não a encontrou feita, mas ele mesmo a produziu, quando dela necessitou por um ato da sua vontade e da mesma maneira a desfez. É isso mesmo que se dá com todos os outros objetos, como as roupas, as jóias, etc?

           — Mas, é evidente.

           7ª Essa tabaqueira foi vista pela senhora como se fosse real. O Espírito poderia torná-la tangível para ela? 

           — Poderia.

           8ª Se fosse o caso, a senhora poderia pegá-la, acreditando ter nas mãos uma tabaqueira real?

           — Sim.

           9ª Se a abrisse, encontraria tabaco e, se o tomasse espirraria?

           — Sem dúvida.

           10ª Pode então o Espírito dar a um objeto, não só a forma, mas também suas propriedades especiais?

           — Se o quiser. Baseado neste princípio foi que respondi afirmativamente às perguntas anteriores. Tereis provas da poderosa ação que os Espíritos exercem sobre a matéria, ação que estais longe de supor, como eu disse há pouco.

           11ª Suponhamos, então, que quisesse fazer uma substância venenosa. Se uma pessoa a ingerisse, ficaria envenenada? 

           — O Espírito poderia fazê-la, mas não a faria porque isso não lhe é permitido.

           12ª Poderia fazer uma substância salutar e própria para curar uma enfermidade, e isso já aconteceu?

           — Sim, muitas vezes.

           13ª Então, poderia também fazer uma substância alimentar? Suponhamos que tenha feito uma fruta, uma iguaria qualquer: se alguém pudesse comer a fruta ou a iguaria, ficaria saciado?

           — Ficaria, sim. Mas, não procures tanto para achar o que é tão fácil de compreender. Um raio de sol basta para tornar perceptíveis aos vossos órgãos grosseiros essas partículas materiais que enchem o espaço onde viveis. Não sabes que o ar contém vapores de água? Condensa-os e os farás voltar ao estado normal. Priva-as de calor e eis que essas moléculas impalpáveis e invisíveis se tornarão um corpo sólido e bem sólido, e, assim, muitas outras substâncias de que os químicos tirarão maravilhas ainda mais espantosas. Simplesmente, o Espírito dispõe de instrumentos mais perfeitos do que os vossos: a vontade e a permissão de Deus. 

           NOTA. A questão da saciedade é aqui muito importante. Como pode produzir a saciedade uma substância cuja existência e propriedades são meramente temporárias e, de certo modo, convencionais? O que se dá é que essa substância, pelo seu contato com o estômago, produz a sensação da saciedade, mas não a saciedade que resulta da plenitude. Desde que uma substância dessa natureza pode atuar sobre a economia orgânica e modificar um estado mórbido, também pode, perfeitamente, atuar sobre o estômago e produzir a impressão da saciedade. Rogamos, todavia, aos senhores farmacêuticos e donos de restaurante que não se encham de zelos, nem creiam que os Espíritos lhes venham fazer concorrência. Esses casos são raros, excepcionais e nunca dependem da vontade de alguém, pois do contrário todos se alimentariam e curariam de maneira muito vantajosa.

           14ª Os objetos que a vontade do Espírito tornou tangíveis poderiam permanecer nesse estado e ser usados?
 

           — Isso poderia acontecer, mas isso não se faz porque é contrário às leis.

           15ª Todos os Espíritos têm no mesmo grau o poder de produzir objetos tangíveis? 

           — É fora de dúvida que quanto mais elevado é o Espírito, tanto mais facilmente o consegue, mas isso também depende das circunstâncias: Os Espíritos inferiores podem ter esse poder.

           16ª Os Espíritos têm sempre consciência da maneira pela qual produz as suas roupas ou os objetos que torna aparentes? 

— Não. Muitas vezes ajuda a formá-los por uma ação instintiva, que ele mesmo não compreende, se não estiver suficientemente esclarecido para isso.

           17ª Se o Espírito pode extrair do elemento universal os materiais para essas produções, dando a essas coisas uma realidade temporária, com suas propriedades, pode também tirar o necessário para escrever, o que nos daria a explicação do fenômeno da escrita direta? 

           — Afinal, chegaste onde queria.

           NOTA. Era, com efeito, aí que queríamos chegar com todas as nossas questões preliminares. A resposta prova que o Espírito lera o nosso pensamento.

           18ª Se a matéria de que o Espírito se serve não tem persistência, como os traços da escrita-direta não desaparecem?

           — Não tires conclusões das palavras. Para começar, eu não disse: jamais. Tratava-se de objeto material volumoso, Nesse caso, são os sinais escritos que é útil conservar e se conservam. O que eu quis dizer é que os objetos assim compostos pelo Espírito não poderiam tornar-se de uso, porque na realidade não possuem a mesma densidade material dos vossos corpos sólidos.

           Concluindo, então, pode-se resumir a teoria acima em: o Espírito atua sobre a matéria; da matéria cósmica universal tira os elementos de que necessite para formar, como queira, objetos com a aparência dos diversos corpos existentes na Terra. Pode igualmente, pela ação da sua vontade, operar sobre a matéria elementar uma transformação íntima, que lhe dê certas propriedades. Esta faculdade é inerente à natureza do Espírito, que muitas vezes a exerce de modo instintivo, quando necessário, sem disso se aperceber. Os objetos que o Espírito forma, têm existência temporária, subordinada à sua vontade, ou a uma necessidade que ele experimenta; pode fazê-los e desfazê-los livremente. Em certos casos, esses objetos, aos olhos de pessoas encarnadas, podem apresentar todas as aparências da realidade, isto é, tornarem-se momentaneamente visíveis e até mesmo tangíveis. Trata-se de formação e não de criação, pois o Espírito não pode tirar nada do nada.

           Os Espíritos confirmam a existência de uma matéria elementar única que dá origem a todos os corpos da natureza. As suas transformações determinam as diversas propriedades dos corpos. É assim que uma substância salutar pode tornar-se venenosa por uma simples modificação, como a Química nos dá inúmeros exemplos. Mesmo sem alterar as proporções, muitas vezes é suficiente uma simples modificação na forma de agregação molecular para mudar as propriedades, por exemplo, transformando um corpo opaco em transparente, e vice-versa. Desde que o Espírito, através de sua vontade, pode agir tão decisivamente sobre a matéria elementar, compreende-se que possa formar substâncias e até mesmo modificar suas propriedades, usando a própria vontade como reativo. Assim se explica a formação de objetos como resultado da ação dos Espíritos, pelo pensamento e vontade, sobre os fluidos, matéria cósmica universal, dando-lhes a aparência dos diversos corpos da Terra. É essa explicação que Allan Kardec estende à modificação das propriedades da água pela vontade, à faculdade de curar pelo contato e pela imposição das mãos, que algumas pessoas possuem num grau elevado.

BIBLIOGRAFIA:

KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns: 2.ed. São Paulo: FEESP, 1989 - Cap VIII - 2ª Parte

Tereza Cristina D'Alessandro 
Abril/2005

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