Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Aula Pratica 16 - Resumo Unidade Pratica 16 - PSICOGRAFIA E PSICOFONIA
CENTRO ESPÍRITA LUZ ETERNA - CELE
CENTRO DE ORIENTAÇÃO E EDUCAÇÃO MEDIÚNICA  COEM

RESUMO DA 16ª UNIDADE PRÁTICA

PSICOGRAFIA E PSICOFONIA

MECANISMOS ENVOLVIDOS

A psicografia e a psicofonia obedecem ao mecanismo geral da mediunidade de efeito inteligente, não se diferenciando destas em nenhum aspecto.
O fenômeno mediúnico necessita obrigatoriamente de um médium, ou seja, um encarnado com a faculdade de propiciar a comunicação mediúnica, de um espírito que vá transmitir sua comunicação e das variáveis ambientais favoráveis a comunicação, além da permissão da espiritualidade superior para que a cvomunicação ocorra.
É evidente que a vontade do médium e do espírito em participar do processo de comunicação é fundamental no processo, pois nenhuma das duas partes pode ser obrigada a tal.
Para que o fenômeno se processe com agilidade e facilidade, muitas vezes o espírito comunicante é colocado em contato com o médium antecipadamente, durante o sono, para que possa haver melhor afinidade fluídica.
No momento da comunicação, o médium, devidamente concentrado, expande seu perispírito, suas vibrações energéticas, o mesmo ocorrendo com o espírito comunicante. Estando próximos, os perispíritos de médium e de espíritos de interpenetram, misturando sua energias e vibrações, constituindo o que se denomina de atmosfera fluídico-espiritual comum.
Através da atmosfera fluídico-espiritual comum, que constitui uma verdadeira ponte entre espírito e médium, é que o desejo, a vontade e a mensagem do espírito flui até o médium.
No caso específico da psicografia e da psicofonia intuitiva, o espírito faz chegar até o consciente do médium suas  idéias, pensamentos e sentimentos  na forma de impressões, que o médium, em plena consciência de seus sentidos, capta e traduz na forma de uma mensagem aquilo que percebeu e entendeu.
Na psicografia semi-mecânica e na psicofonia consciente, o espírito faz um acesso mais direto aos centros nervosos que controlam a escrita e a fala, mas também faz passar pelo consciente do médium seus pensamentos. Assim sendo, o médium mantém plena consciência da comunicação, em seu teor, mas sente um impulso na mão na psicografia, ou  a formação de palavras no seu sistema fonador.
Na psicografia mecânica, o espírito controla diretamente os centros nervosos que possibilitam a escrita, conduzindo a mão do médium, sem que o conteúdo da mensagem passe pelo consciente do médium, que no entanto, está ativo e presente. Na psicofonia inconsciente, o espírito comunicante faz um acesso intenso aos núcleos responsáveis pela fala, sem utilizar o consciente do médium, que fica num estado de dormência, embora seu espírito fique ativo e vigilante, participando ativamente do processo. Terminada a comunicação, o médium não se lembrará do conteúdo da mensagem.
É preciso lembrar que as condições de preparo do médium, a organização do grupo mediúnico, a harmonização de pensamentos e vibrações, a disciplina, a seriedade e o amor ao próximo são condições ambientais indispensáveis para que os fenômenos mediúnicos possam ocorrer.

ITENS PARA ESTUDO

1) Quais as condições ambientais necessárias aos fenômenos mediúnicos?
2) Descreva a mecânica geral da mediunidade
3) Descreva os processos que ocorrem na Psicografia Intuitiva e da Psicofonia Consciente
4) Descreva os processos que ocorrem na Psicografia Semi-Mecânica e da Psicofonia semiconsciente.
5) Descreva os processos que ocorrem na Psicografia Mecânica e da Psicofonia Inconsciente.

BIBLIOGRAFIA INDICADA

Ave Cristo - Francisco Cândido Xavier 19/21
Desobsessão - F.C.Xavier - Waldo Vieira 103
Dramas da Obsessão - Yvonne A.Pereira 141
Devassando o Invisível - Yvonne A.Pereira 99
Espírito, Perispírito E Alma -  Hernani Guimaraes Andrade 118
Estudando A Mediunidade - Martins Peralva 53
Mediunidade - José Herculano Pires 37
Médiuns e Mediunidades - Cairbar Schutel 21
Missionários da Luz - Francisco Cândido Xavier 260/272/280
No Invisível - Leon Denis 249
Nos Domínios da Mediunidade - Francisco Cândido Xavier 53/69/251
Obras Póstumas - Allan Kardec 64
Céu e o Inferno  - Allan Kardec 345 (19)
Consolador - Francisco Cândido Xavier 208
Fenômeno Espírita - Gabriel Delanne 105
Livro Dos Médiuns - Allan Kardec: 152-178-191
Que é a Morte - Carlos Imbassahy 70/158
Obreiros da Vida Eterna - Francisco Cândido Xavier 146
Revista Espírita 1858 - Allan Kardec 279,286(Out)
Revista Espírita 1859 - Allan Kardec 228(Ago)252,258(Set)
Revista Espírita 1861 - Allan Kardec 56(Fev)
Revista Espírita 1863 - Allan Kardec 242
Revista Espírita 1867 - Allan Kardec 289
Revista Espírita 1867 - Allan Kardec 191

Rumos Libertadores - Divaldo Pereira Franco 139

Nenhum comentário:

Postar um comentário