Powered By Blogger

domingo, 17 de novembro de 2013

PROGRESSO OU RETROCESSO

JUVENTUDE

O JOVEM E SEUS PROBLEMAS


“Às vezes, fico pensando comigo mesmo se a Humanidade não está piorando, dia-a-dia.
A gente vê tanta maldade, tanta violência, tanta corrupção, que acaba desacreditando de tudo. Não parece que estamos partindo para um mundo melhor. O que vejo, hoje, é um mundo mais conturbado, pessoas inseguras, populações assustadas. Fico pensando se Jesus conseguiu seu objetivo”.
Analisando a história da Humanidade do ponto de vista de seu desenvolvimento moral, devemos considerar o progresso individual e o progresso coletivo. Coletivamente, tudo leva a crer que a humanidade vem progredindo moralmente ao longo tempo. Percebemos isso, por exemplo, no terreno das leis. As leis, hoje, são mais humanas que as do passado. Ao longo dos séculos, a sociedade veio percebendo que deveria tratar as pessoas com mais Humanidade.

Tanto assim que uma das maiores conquistas sociais alcançadas nos últimos tempos foi a Declaração dos Direitos Humanos (desde a Revolução Francesa, no final do século XVIII), hoje a bandeira de vários movimentos que se verificam em todo o mundo, e da própria Anistia Internacional, órgão da ONU – Organização das Nações Unidas. O homem já deu alguns passos importantes, desde a Idade Antiga. Por exemplo, no que diz respeito à guerra. As guerras, hoje, devem obedecer a leis específicas; no passado, os vitoriosos massacravam os vencidos, escravizavam os homens e matavam as mulheres e crianças. Atualmente, existem convenções internacionais que defendem o direito dos prisioneiros de guerra, que não podem ser maltratados ou torturados. Hoje já existe uma grande preocupação em relação à erradicação da pobreza e do analfabetismo, protege-se a natureza, há movimentos em todo o mundo que atuam em favor da criança, da mulher, dos idosos, das minorias e da paz.
Foi digna de nota a recente manifestação de pessoas, em todo o mundo, repudiando a invasão do Iraque, decretada pelo presidente norte-americano. Tudo isso, e muito mais, é indiscutivelmente sinais de grande avanço moral da Humanidade. Na sua obra “Uma Ética para Um Novo Milênio”, o Dalai Lama aborda muito bem este tema e aponta para uma perspectiva promissora para a Humanidade. É bem verdade que ainda existe maldade no mundo. Mas, em contrapartida, há cada vez mais uma enorme preocupação em erradicá-la, e o homem não só conseguiu vencer determinados problemas de ordem moral, porque ainda somos muito egoístas. Todos nós reconhecemos a necessidade de mudança, já somos conscientes de que o mundo pede paz e colaboração de todos, mas ainda nos achamos muito acomodados. Desse modo, o panorama geral sofre o impacto dessas disposições doentias que ainda persistem no mundo, onde o interesse individual continua prevalecendo contra o interesse da coletividade dentro de nossa própria casa. Tudo leva a crer que precisamos ser estimulados por dentro, em valores que tocam as fibras da alma.


“INFORMAÇÃO”:
REVISTA ESPÍRITA MENSAL
ANO XXXIV N° 401
FEVEREIRO 2010
Publicada pelo Grupo Espírita “Casa do Caminho” -
Redação:
Rua Souza Caldas, 343 - Fone: (11) 2764-5700
Correspondência:
Cx. Postal: 45.307 - Ag. Vl. Mariana/São Paulo (SP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário