A Bíblia
não foi escrita por Deus, mas por homens. Vários homens! Tais homens puderam
sim, ser inspirados por Deus. Inspirados! No entanto, o homem tem a capacidade
de ceder livremente à inspiração divina ou misturá-la às suas paixões, crenças,
dúvidas e imperfeições; senão isso, de que forma explicar contradições, por
vezes banais - outras nem tanto - na Bíblia? Não poderia haver – e isso é
facilmente constatável - erros frutos de idéias ainda pouco desenvolvidas no
homem à época? Ou ainda, não poderia haver erros nas várias traduções já
feitas, uma vez que, por simples comparação, vemos que cada tradução usada por
diferentes igrejas, em certas passagens, coloca as palavras de modo a obter-se
uma “justificação” a uma crença particular da mesma, o que acaba não sendo
completamente “justificado” por outra tradução?
Vale
observar que a contextualização onde os versículos estão inseridos é bastante
importante, não sendo isso desconsiderado aqui, como poderá ser visto.
(O que
é colocado abaixo serve também como argumento àqueles que sempre
colocam
o Espiritismo como incoerente em si mesmo. Basta antes olhar para si e perceber
que a crítica pueril ou por vezes maldosa que fazem aplicaria-se a si mesmos se
feitas com o mesmo senso de puerilidade ou maldade).
-
Primordial erro: a afirmação da imperfeição de Deus e negação de sua
onisciência.
Gênesis,
6:6 - Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e
isso lhe pesou no coração.
Êxodo,
32:14 - Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de
fazer ao seu povo.
I Samuel,
15:35 - Ora, Samuel nunca mais viu a Saul até o dia da sua morte, mas Samuel
teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei
sobre Israel.
II Samuel,
24:16 - Ora, quando o anjo estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o
Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição
entre o povo: Basta; retira agora a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à
eira de Araúna, o jebuseu.
Amós, 7:3
- Então o Senhor se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o Senhor.
Jonas,
3:10 - Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus
se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.
Vide
ainda: I Crônicas, 21:15; Amós, 7:3; Amós, 7:6.
Ora, sendo
Deus infinitamente perfeito em todos os seus atributos, não se concebe que Ele
poderia arrepender-se de algo uma vez sequer que fosse, já que possui a total
onisciência para saber das conseqüências de Suas ações, além de suprema
inteligência e justiça para realizar uma ação correta. O arrependimento só tem
lugar quando algo de errado é feito. Afirmar Deus capaz de cometer erros é
tirar-Lhe a Sua perfeição e, com isso, não mais considerá-lo Deus. Afirmar que
Deus fez algo com a melhor das intenções, mas o resultado não fora o que Ele esperava, é tirar-lhe a Sua onisciência e,
com isso, não mais considerá-lo Deus.
- Contradição:
salvação pela fé ou pelas obras?
Isso é alvo de
diferentes interpretações por diferentes igrejas e religiões, o que não deixa
de ser bem compreensível devido a diversos versículos. Clique e saiba mais.
- Contradição: o
que fizeram os ladrões? / Diálogo de Jesus com o ladrão e posteriormente com
Maria Madalena.
Mateus, 27: 38-44 -
Então foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à
esquerda. E os que iam passando blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo:
Tu, que destróis o santuário e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo;
se és Filho de Deus, desce da cruz. De igual modo também os principais
sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam: a outros salvou; a
si mesmo não pode salvar. Rei de Israel é ele; desça agora da cruz, e
creremos nele; confiou em Deus, livre-o ele agora, se lhe quer bem; porque
disse: Sou Filho de Deus. O mesmo lhe lançaram em rosto também os
salteadores que com ele foram crucificados.
Marcos, 15: 27 e 32 -
Também com ele crucificaram dois salteadores, um à sua direita, e outro à sua
esquerda. (...) desça agora da cruz o Cristo, o rei de Israel, para que vejamos
e creiamos. Também os que com ele foram crucificados o injuriavam.
Lucas, 23:39-43 - Então
um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: não és
tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós. Respondendo, porém, o outro,
repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma
condenação? E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos
feitos merecem; mas este nenhummal fez. Então disse: Jesus, lembra-te de
mim, quando entrares no teu reino. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que
hoje estarás comigo no paraíso.
Aqui Mateus e Marcos
dizem que os dois ladrões insultavam Jesus; já Lucas diz que apenas um deles o
insultava, sendo que o outro se pôs a seu lado (João nada menciona sobre os
ladrões dizerem algo na crucificação). Quem está certo? Lucas vai mais longe,
inserindo um diálogo de Jesus com esse ladrão: "em verdade te digo que
hoje estarás comigo no paraíso". Aqui surge outra contradição, vendo o que
o próprio Jesus disse a Maria Madalena TRÊS dias depois:
João, 20:17 -
Disse-lhe Jesus: deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas
vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e
vosso Deus. Necessariamente, ou João, 20:17 ou Lucas, 23:43 estão errados. A
questão é: trata-se de um mero erro sem más intenções devido à propagação oral
dos acontecimentos, ou de uma tentativa de justificação de um dogma em Lucas?
É simplesmente o não
ter medo de pensar que leva a conclusão que algum dos evangelistas está
necessariamente errado. Não há, claramente, a mínima possibilidade de todos
estarem certos ao mesmo tempo.
- Cegos de Jericó:
um ou dois? (1)
Mateus, 20:29-30 -
Saindo eles de Jericó, seguiu-o uma grande multidão; e eis que dois cegos,
sentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo:
Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de nós.
Marcos, 10:46-47 - Depois
chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande
multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu
filho de Timeu. Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar,
dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
Lucas, 18:35-38 - Ora,
quando ele ia chegando a Jericó, estava um cego sentado junto do caminho,
mendigando. Este, pois, ouvindo passar a multidão, perguntou que era
aquilo. Disseram-lhe que Jesus, o nazareno, ia passando. Então ele se pôs a
clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
Aqui temos Mateus
dizendo que eram dois cegos em contradição com Marcos e Lucas que afirmam ser
apenas um.
A Bíblia é um livro de
grandiosa importância, mas de importante não conclue-se infalível. Infalível
apenas Deus o é! Qualquer ser humano, uma vez imperfeito, é passível de erro:
eu, você, Paulo, João, Lucas, Mateus, Kardec; não querendo dizer que isso seja
necessariamente fruto de más intenções, mas simplesmente de imperfeições,
pensamentos e idéias diferentes acerca de algo (ainda mais no caso da Bíblia,
onde muito do que está escrito o foi após uma divulgação oral dos fatos através
dos anos), lembrando ainda que as idéias evoluem, assim como a humanidade o faz
em ciência e moral. A razão, o raciocínio e o coração puro e livre de
preconceitos nos levam aonde devemos por certo ir.
(1) Muitos acharão
uma infantilidade o fato da observação do caso do(s) cego(s) de Jericó. Mas
quase a totalidade das críticas movidas contra a doutrina espírita são tão
pueris quanto essa. Os parênteses em itálico antes das citações explicam bem o
verdadeiro sentido da exposição desses versículos sobre o cego de Jericó neste
texto.
www.saberespirita.com.br – Conhecendo o Espiritismo
sem preconceitos Site Saber Espírita - 2005
Versículos citados
nesse texto
I Crônicas, 21:15
E Deus mandou um anjo
a Jerusalém para a destruir; e, estando ele prestes a destrui-la, o Senhor
olhou e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta; agora
retira a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Ornã, o jebuseu.
Amós, 7:3
Então o Senhor se
arrependeu disso. Não acontecerá, disse o Senhor.
Amós, 7:6
Também disso se
arrependeu o Senhor. Nem isso acontecerá, disse o Senhor Deus.
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