Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

“COISAS DE HOMEM”


Oba! Vou aprender a fazer “coisas de homem”! 
Esta foi a reação de um dos alunos ao ver a caixa de ferramentas, que utilizou na nova atividade da Escola.
Ao iniciar a adolescência, é natural que os jovens aprendam, com seus pais ou responsáveis, algumas das habilidades necessárias para a sua própria manutenção como: cozinhar, limpar a casa, limpar a roupa, etc.
No caso dos meninos, que serão futuros chefes de família, os pais também ensinam alguns rudimentos de manutenção que lhes serão úteis, como: trocar lâmpada, pendurar um quadro, apertar um parafuso, etc.
São exercícios da vida adulta que exigem cuidado e acompanhamento. 
No caso dos surdos, devido à dificuldade de comunicação, muitas famílias – pela ausência da figura masculina ou por não saberem como conversar com seus filhos e com medo de eles se machucarem ou estragarem alguma coisa – acabam por não lhes ensinar estes conhecimentos práticos, sem perceber que estão prejudicando sua futura autonomia.
A Escola, ao detectar esta realidade, montou o projeto Vida Independente para os meninos, com o objetivo de auxiliar os alunos surdos e suas famílias na superação desta lacuna – e tem sido um sucesso!
Com a autorização dos pais, uma vez por semana, os alunos mais velhos participam de aulas individuais, com duração de 15 a 20 minutos, onde têm a oportunidade de vivenciar um momento “pai e filho”.
Os jovens podem saciar as suas curiosidades de mexer nas ferramentas – com a devida disciplina. Descobrem como elas funcionam e para o quê elas servem.
O responsável por esta disciplina e por este momento de vivência com eles é o companheiro desta Casa, o senhor José Abreu, de todos nós conhecido por Zeca.
Aprender o nome e a utilidade das ferramentas é fácil, o duro mesmo é conseguir martelar o prego, sem acertar o dedo!

Cibele – Diretora Pedagógica

Correio da Fraternidade
ANO 21 – nº 250- Abril de 2010 Distribuição Gratuita
Grupo Espírita “Irmão Vicente”
O Grupo Espírita “Irmão Vicente”, abreviadamente GEIV, foi fundado em 1º de janeiro de 1962, como Associação religiosa e filantrópica, de duração ilimitada e com fins não econômicos, com sede e foro na cidade de Campinas, estado de São Paulo.
http://www.annesullivan.com.br/mantenedora.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário